Museu da Bíblia recebe nova exposição

“As Traduções da Bíblia Sagrada” é o tema da nova exposição do Museu da Bíblia (MuBi), que será inaugurada no dia 18 de agosto, em Barueri (SP). A mostra reunirá versões antigas, clássicas e modernas das Sagradas Escrituras, além de focar a língua portuguesa e traçar um painel dos trabalhos de tradução realizados no Brasil. A abertura da exposição coincide com o início do VII Fórum de Ciências Bíblicas, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que abordará o mesmo tema e também será realizado no Centro de Eventos de Barueri, onde está localizado o MuBi.

Um dos destaques da exposição será a King James Version, célebre tradução da Bíblia para a língua inglesa, que completa 400 anos neste ano. Um exemplar da obra estará disposto logo no início do trajeto dos visitantes, para contar a história da tradução encomendada pelo Rei Tiago I da Inglaterra – ou King James – e que ainda hoje é utilizada por muitos países de fala inglesa.

Com o intuito de traçar um amplo painel sobre o tema, a mostra está dividida em espaços diferenciados. O primeiro deles reúne As Traduções Antigas. Aí ganham destaque a Septuaginta – tradução para o grego atribuída aos 70 sábios de Alexandria – e a Vulgata – tradução para o latim feita no século IV por Jerônimo. Em seguida, são apresentadas As Traduções Clássicas e Modernas, com exemplares de traduções relevantes para o alemão, francês, italiano e espanhol, além do inglês.

Na área sobre A Bíblia na língua portuguesa e no Brasil estão englobadas desde a primeira tradução do Livro Sagrado, realizada pelo português João Ferreira de Almeida (1753), à Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000), desenvolvida pela Comissão de Tradução da SBB. No mesmo espaço, há também um painel com um Mapa das Línguas Indígenas no Brasil, além de exemplares de Bíblias em línguas indígenas editados pela SBB.

Ao final da mostra, os visitantes poderão ainda realizar exercícios de linguística interativos num computador com tela touch.

Serviço: Exposição “As Traduções da Bíblia”
Local:
Museu da Bíblia Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri
Inauguração: 18 de agosto de 2011
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (11) 4168-6225
E-mail:
Entrada: gratuita

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.