Joga Limpo Brasil tem pré-lançamento em SP

Igrejas e organizações cristãs preparam-se para a chegada, no Brasil, das duas maiores competições esportivas do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo é criar um gigantesco movimento de disseminação da mensagem e princípios bíblicos, a fim de fazer frente aos problemas sociais brasileiros. Para isso, será desenvolvido um conjunto de ações, que acontecerá antes, durante e depois da realização destes eventos.

Coordenado pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Amme Evangelizar, o Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB) terá pré-lançamento no dia 17 de setembro, às 14h30, no auditório “Escola Americana”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. “Trata-se do pontapé inicial, focado, inicialmente, na Copa do Mundo de 2014, e de um convite para que todos os cristãos brasileiros se engajem nesse movimento”, sintetiza Erní Seibert, coordenador de Comunicação do MJLB e secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, lembrando que a data escolhida para a apresentação do projeto remete aos mil dias que antecedem o início do Mundial.

Esta primeira iniciativa está inserida no Movimento Joga Limpo. Trata-se de um esforço conjunto de instituições cristãs do Brasil e do exterior, que tem como base experiências recentes e bem-sucedidas realizadas nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), de Sydney (2000), de Atenas (2004) e Pequim (2008); nas Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010); e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007). “Nossa expectativa é desenvolver um projeto de impacto, encarando os grandes problemas sociais do Brasil e apresentando os princípios cristãos como principal elemento de transformação humana”, explica Seibert.

Assim, o movimento abordará questões relacionadas à cidadania, família, infância, ecologia e direitos humanos, entre outros, sempre apoiados nos ensinamentos da Bíblia Sagrada. “Queremos colaborar de forma voluntária com os Comitês Organizadores da Copa e dos Jogos Olímpicos, visando prestar um melhor atendimento aos turistas e à população brasileira, durante ambos os eventos", complementa.

O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Assim, utilizando essa metáfora, o movimento pretende chamar a atenção para a importância de se praticar os princípios bíblicos no dia a dia, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.

Inspiração
A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos Ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo.

“Queremos inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo, que, se vivesse em nossos dias, certamente, viria ao Brasil para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os turistas”, afirma o coordenador de Comunicação.

O evento de pré-lançamento reunirá representantes de igrejas e organizações cristãs, que receberão o certificado “Eu jogo neste time”, atestando seu compromisso em participar do movimento Joga Limpo Brasil.

Sobre as organizações coordenadoras
:: Coalizão Brasileira de Esportes (CBE):
é uma rede de ministérios esportivos presente em todo o País, que reúne voluntários, igrejas e demais instituições cristãs comprometidas com a utilização sadia e ética do esporte como instrumento de inclusão e transformação social. Há muitos anos, a CBE e outras organizações parceiras, presentes em mais de 150 países ao redor do mundo, colaboram voluntariamente com os Comitês Organizadores de grandes eventos esportivos tais como Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e a Copa do Mundo de Futebol, visando o uso destes eventos como palco para o atendimento e alcance de pessoas.

:: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

:: AMME Evangelizar: é a Associação de Missionários Mantenedores da Evangelização, uma missão brasileira, independente e não denominacional, fundada no ano 2000, com o propósito de ajudar as igrejas cristãs brasileiras a cumprirem sua tarefa de evangelizar todo o mundo. A AMME cumpre seu propósito através de quatro diretrizes: motivar, treinar, suprir e apoiar. Em 11 anos, a AMME se aproximou de 100 milhões de pessoas que receberam uma apresentação do evangelho a partir de seu ministério.

Pré-lançamento do Movimento Joga Limpo Brasil
Data: 17 de setembro de 2011
Horário: 14h30
Local: Auditório “Escola Americana”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua Itambé, 135 – Higienópolis São Paulo - SP

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.