Igrejas: incentivem a interação família-escola-comunidade na volta às aulas!

familia-escola-educacao-guia-3Uma convocação do Ministério da Educação feita a empresas bem pode ser ouvida e respondida por igrejas.

O chamado diz o seguinte: “Em fevereiro, a maior parte dos alunos da rede pública inicia um novo ano letivo. Como as escolas costumam, nesse período, ter maior interação com os familiares, acreditamos que esse é um dos melhores momentos do ano para incentivar a aproximação entre familiares, educadores e comunidade. E as empresas (igrejas) parceiras da Mobilização Social pela Educação também podem colaborar – e muito – nesse processo (...) Sugerimos, também, uma campanha dentro das empresas (igrejas) para mobilizar seus colaboradores”.

Se ainda não conhece a campanha, leia um resumo da cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos" que incentiva a interação entre familiares e educadores.

Veja também o material da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro que orienta pais de alunos a participarem da vida escolar de seus filhos. O “Guia da Educação em Família” inclui versões direcionadas ao acompanhamento de alunos em fase de alfabetização e da Educação Especial. O conteúdo foi elaborado em conjunto com o Educar para Crescer, movimento sem fins lucrativos apoiado pelo Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil.

A exemplo da Cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, o “Guia da Educação em Família” apresenta uma série de dicas para que os pais possam participar mais efetivamente da trajetória escolar de crianças e adolescentes. A publicação contém ideias simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência de  renomados profissionais da área no Brasil e no exterior.

Entre outras orientações, o guia explica aos familiares como descobrir se a escola do seu filho oferece uma educação de qualidade, por meio de pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Orienta, ainda, sobre os direitos relacionados à educação e o que os pais podem exigir dos governantes da cidade, além de dar sugestões sobre o que fazer pela educação do seu filho em casa e na escola.

Leia o Guia da Educação em Família da SME do Rio de Janeiro.

 

O Guia da Educação em Família – Educação Especial reúne orientações direcionadas a familiares de estudantes da Educação Especial, mostra como funciona a Educação Especial na cidade do Rio de Janeiro e aponta quais são os direitos de uma criança com deficiência. O Guia foi elaborado pela SME/RJ em parceria com o Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) – estabelecimento especializado em Educação Especial, que pertence à rede municipal de ensino do Rio.

O conteúdo da publicação enfatiza que, na Educação Especial, a atenção dos pais à vida escolar dos filhos é ainda mais importante. “A educação da criança com deficiência não possui um padrão a ser seguido – é preciso analisar sempre cada caso e suas especificidades. Por isso, é necessário que os pais conversem sempre com os professores e apontem as necessidades de seus filhos”, destaca a introdução do Guia.

Conheça o Guia da Educação em Família direcionado à Educação Especial.

“A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é criar em torno dela um ambiente onde ela tenha contato constante com o mundo das letras”. Essa e outras dicas que visam orientar os pais a ajudar na alfabetização das crianças podem ser encontradas no “Guia da Educação em Família – Alfabetização”, produzido pela SME/RJ em parceria com o movimento Educar para Crescer.

O material reforça também a importância do bom exemplo dos familiares para incentivar hábitos de leitura e escrita, bem como os benefícios da leitura para a formação dos alunos. “Quem lê sempre tem mais repertório, criatividade, senso crítico, vocabulário”, informa o guia. Valorizar os acertos e mostrar os erros sem repreender é outra orientação destacada pela publicação. “Não pressione, estimule. Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização do seu filho? Compreender o ritmo dele”, ressalta o material.

Acesse o “Guia da Educação em Família – Alfabetização”.

Leia mais sobre temas relacionados a estes no blog familiaeducadora.blogspot.com.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 09:57

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.