Dia Internacional do Jazz

Pela primeira vez, a data de 30 de abril é dedicada ao estilo musical Jazz. A iniciativa é da Unesco, órgão das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura. Na mensagem oficial com as explicações sobre os motivos da celebração, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, sublinhou que o jazz foi e continua a ser “uma força que promove transformação social positiva”. Disse ela: “Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objetivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades”.

O jazz nasceu nos Estados Unidos. Originalmente, foi uma das expressões musicais praticadas pela comunidade afro-americana no século XIX.

Atualizada: Segunda, 30 Abril 2012 10:25

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.