Círio, Aparecida e o turismo religioso

As celebrações simultâneas realizadas em dez basílicas do mundo e as peregrinações em Aparecida (SP) e Belém (PA) reuniram mais de 1,5 milhão de pessoas, no final de semana de 12 de outubro. Em Belém (PA), as 12 romarias do Círio de Nazaré, a procissão final e a missa reuniram cerca de 1,4 milhão de pessoas em dois dias e a primeira página dos três maiores jornais do estado foi a foto da santa e mais nada. No Rio de Janeiro, foi comemorado os 82 anos do Cristo Redentor, considerado uma das setes maravilhas do mundo.

Segundo o Ministério do Turismo:

"o turismo religioso tem o objetivo de gerar renda para as populações locais e contribuir para o desenvolvimento regional. Pelo menos 15 milhões de brasileiros são interessados em destinos religiosos no país. Esse movimento gera empregos e a melhor distribuição de renda. No ano passado, 60 milhões de brasileiros realizaram 197 milhões de viagens domésticas. Do total de viagens, 3,94 milhões tiveram como motivo o turismo religioso. O turismo religioso se caracteriza pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas no país. As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira".

Este ano, o Ministério apoiou cinco projetos de turismo religioso com R$ 625 mil.

"Temos de dar apoio para a melhor estruturação desse segmento que atrai tantos turistas", disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, e o Turismo Místico e Esotérico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.