Dia Mundial da Alimentação: Para pensar sobre o individualismo e a solidariedade

Uma descrição do quadro atual e uma convocação a todas as pessoas de bem. O papa Francisco escreveu uma mensagem a José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, comemorado todos os anos em 16 de outubro, e que este ano enfoca o tema: "Sistemas Alimentares Sustentáveis ​​para a Segurança Alimentar e Nutricional". Veja o que diz a carta do papa a Graziano.

Mensagem do papa Francisco ao diretor da FAO, José Graziano, e que serve para todos nós:

"Paradoxalmente, em um momento em que a globalização nos permite ser informado de situações de necessidade em todo o mundo e multiplicar as trocas e as relações humanas, parece haver uma tendência crescente para o individualismo e uma certa atitude de indiferença, inclusive para com aqueles que morrem de fome e sofrem com a desnutrição. Mas a fome e a desnutrição não podem ser considerados um fato da vida, para o qual devemos nos acostumar, quase como se fosse "parte do sistema". Algo tem de mudar em nós, na nossa mentalidade, nas nossas sociedades. Um passo importante é quebrar decisivamente as barreiras do individualismo, de estar envolvido conosco mesmos, da escravidão ao lucro a todo custo, e isso se aplica não só à dinâmica dos relacionamentos do ser humano, mas também na dinâmica econômica e financeira global."

"É necessário nos re-educarmos na solidariedade, redescobrindo o valor e o significado desta palavra desconfortável que é muitas vezes posta de lado, e transformá-la em uma atitude que seja a base em decisões tomadas tanto em nível político, econômico e financeiro, quanto nas relações entre as pessoas, as populações e as nações."

"Ainda estamos longe de um mundo em que todos possam viver de maneira digna. Muitas áreas do planeta são marcadas pelo consumismo, o desperdício e esbanjamento. Eliminar esses problemas seria suficiente para reduzir drasticamente o número de pessoas que passam fome. A educação na solidariedade e um estilo de vida que rejeita a "cultura do descartável", e que realmente coloca cada pessoa e sua dignidade como prioridade, começa na família. A Igreja Católica segue por este caminho com você, consciente de que a caridade e o amor são a alma de sua missão."

Dia-Mundial-Alimentacao-2013-w1

Para pensar sobre o individualismo e a solidariedade, orar e agir.

Leia mais sobre o Dia Mundial da Alimentação (Português).

Ou: World Food Day (inglês).

Relatório especial: "The multiple dimensions of food security".

 

capas-reports-fao-w3

Relatórios de pesquisas e estatísticas sobre alimentação.

 

capas-reports-fao-2-w4

Publicações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Atualizada: Sexta, 25 Outubro 2013 10:39

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.