Médicos de Cristo: profissionais de saúde nas mãos do Médico dos médicos

Médicos de Cristo: profissionais de saúde nas mãos do Médico dos médicos Médicos de Cristo

A organização missionária "Associação Médicos de Cristo" reúne profissionais de saúde que professam a fé cristã. A entidade, interdenominacional, foi fundada em 1995 para ser mais uma voz cristã em direção à sociedade brasileira, para prover o crescimento espiritual de seus associados e para mobilizá-los para o serviço ao próximo através de sua profissão, seguindo o conceito "curando e sendo curados". Podem se associar ao grupo: médicos/as, dentistas e outros/as profissionais da área que tenham um compromisso pessoal com Jesus, e o reconheçam como Salvador e Senhor. Também são aceitos associados que não são diretamente ligados à área da saúde, pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o site oficial de Médicos de Cristo, são objetivos da associação: "aprofundar a vida espiritual de cristãos envolvidos na prática médica ou de saúde e encorajá-los a compartilhar" sua fé; "prover meios regulares de intercâmbio de ideias, informações e experiências nos campos de saúde, promoção à saúde integral, em especial na interface entre bioética, fé cristã e missões médicas"; "promover fraternidade e cooperação entre profissionais de saúde do Brasil e do mundo"; "encorajar estudantes da área a buscarem a Deus em suas profissões"; e "encorajar e apoiar o trabalho médico missionário no Brasil e no mundo".

Atividades de Médicos de Cristo e outros profissionais de saúde

Os associados organizam encontros regulares de grupos de profissionais de saúde cristãos para reflexão, oração, estudo bíblico, trabalhos voluntários e apoio mútuo em várias cidades do Brasil: ou, como diz o Estatuto de Médicos de Cristo, "reuniões para compartilhar experiências e assistir os associados em seus desafios pessoais e profissionais". Também é costume haver um jantar especial no Dia do Médico, 18 de outubro. Foi num jantar especial como este que a ideia da associação surgiu: em Curitiba, Paraná.

Medicos de Cristo é governado por um conselho diretor nacional eleito durante os congressos nacionais, que ocorrem bienalmente, e onde se estabelecem as linhas gerais de ação para a equipe executiva. São lideranças pioneiras da entidade: Edgar Schiefelbein e Wilson Bonfim. O mandato da diretoria da entidade é de dois anos, podendo haver reeleição por um período de até dois mandatos consecutivos no mesmo cargo. Presidente do período 2013/2014: Soraya Dias, médica pediatra e homeopata de Belo Horizonte, MG.

Além dos congressos, a organização atua através de diretórios estaduais, núcleos locais e, desde 2008/2009, tem departamentos segmentados: Saúde com Cristo, Médicos de Cristo (MDC), MDC estudantil, Sorrindo com Cristo, Associação Evangélica de Profissionais de Saúde (AENPS) entre outras afiliadas. A entidade, por sua vez, é afiliada à Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) e à International Christian Medical and Dental Association (ICMDA - associação profissional de médicos e dentistas cristãos de todo o mundo, que os conecta e equipa para o exercício da fé no seu trabalho).

Alguns dos encontros nacionais dos Médicos de Cristo foram:

I Congresso nacional de Médicos de Cristo...
II Congresso nacional de Médicos de Cristo 1998...
III Congresso nacional de Médicos de Cristo 2000...
IV Congresso nacional de Médicos de Cristo 2002: no Rio de Janeiro, sob o tema "Curando e sendo curados", de 30 de maio a 1 de junho.
V Congresso Nacional de Médicos de Cristo 2004: em São José dos Campos-SP, com o tema "Saúde: Um Desafio Missionário do Século XXI", na Primeira Igreja Batista da cidade, de 14 a 16 de maio daquele ano.

Para promover mais integração com profissionais de saúde de outras áreas, passou a se chamar:

Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde, o CENPS

Em 2006, foi reiniciada a contagem da ordem dos eventos:

I CENPS 2006: foi em Belo Horizonte-MG, na Igreja Batista da Lagoinha.
II CENPS 2008: também aconteceu em Belo Horizonte-MG, no Sesc Venda Nova
III CENPS 2010: realizado no Rio de Janeiro-RJ, com o tema "Saúde integral em tempos de crise"
IV CENPS 2012: em Manaus-AM, no Hotel Tropical. O tema: "Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral". Em parceria com a Renas, entre 13 e 15 de setembro daquele ano.
V CENPS 2014: na cidade de Campinas-SP, no campus local da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em debate o tema "Junto aos que sofrem: contribuições para a redução das iniquidades em saúde", de 17 a 19 de outubro.

Outras temáticas de saúde e fé cristã

Entre os temas mais importantes tratados pela entidade de profissionais cristãos, tanto nos congressos, quanto em suas reuniões locais e publicações, estão: bioética, missões médicas e uma visão interdisciplinar de saúde integral, visando corpo, alma, espírito e contexto social, a partir da igreja local, junto à própria comunidade cristã e em geral. Outra área prioritária tem a ver com serviços voluntários de assistência médica, social e de desenvolvimento comunitário, incluindo a prevenção e palestras, e o tratamento, envolvendo estudantes e profissionais. Também é preocupação da associação a promoção do bem estar da vida dos profissionais da área de saúde e o apoio a atividades de evangelização.

Os profissionais de saúde ligados à associação Médicos de Cristo recebem apoio técnico e pessoal, e são incentivados à busca da unidade cristã e do exercício profissional de forma íntegra e honesta, com atendimento adequado à comunidade, visando a promoção da ética, da paz, cidadania, direitos humanos, democracia e outros valores universais e cristãos.

Atualizada: Quarta, 18 Abril 2018 11:14

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.