Estatuto da Criança e do Adolescente ganha versão em quadrinhos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 18 anos em 13 de julho, agora tem uma versão em quadrinhos produzida pela Câmara dos Deputados. A publicação Eca em Tirinhas apresenta de forma simples e ilustrada a primeira parte do estatuto com os personagens da Turma do Plenarinho, portal infantil da instituição. De acordo com a coordenadora do Projeto Plenarinho, Maria Raquel Melo, a idéia do ECA em Tirinhas partiu das próprias crianças. “Nós temos uma demanda de perguntas sobre o ECA. Recebemos perguntas dos educadores, dos pais, por meio dos nossos e-mails, e então verificamos que seria muito importante a gente levar esse conteúdo do ECA de uma maneira mais simples para o público que se interessa por ele: a criança, o educador e os pais”, explicou. Segundo Maria Raquel, “a intenção é lançar em um segundo momento o livro dois, que é a parte especial, também em formato bem acessível, para que a gente possa ter a publicação completa. É importante que a criança conheça os seus direitos e que ela possa então participar desse conhecimento, exercer um certo protagonismo na defesa desses direitos”. A coordenadora disse ainda que pretende transformar a versão digital em um livreto para ser distribuído gratuitamente nas escolas. “A Câmara já está buscando parceiros para fazer isso. Nós já temos uma parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), já lançamos uma publicação em parceria com esse órgão, então a intenção agora é inovar, levando também o ECA em Tirinhas na versão impressa. Acreditamos que até o final do ano letivo, estaremos com essa publicação pronta.” Acesse aqui o portal Plenarinho e leia o "ECA em tirinhas". Fonte: Agência Brasil

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.