Animação infantil recebe verba do BNDES
- Por Redação
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A produção nacional de obras de animação encontra-se em fase de consolidação, buscando inserir-se em um mercado ainda dominado por produções estrangeiras. Além do potencial de exportação das obras, é possível gerar receitas com licenciamento. Apesar de ser um mercado novo para o Brasil, já existem alguns exemplos de sucessos nacionais. Atualmente, há três séries de animação brasileiras em exibição em canais de TV aqui e fora: além de Escola Pra Cachorro, estão no ar Peixonauta(TV Pinguim) e Meu Amigãozão(2D Lab).
A coprodução de Escola Pra Cachorro com o Canadá assegura potencial de vendas no mercado externo. A Cité-Amérique é uma das companhias líderes em produção audiovisual e de animação no mercado canadense. Esta segunda série já conta com exibição garantida na televisão brasileira aberta e por assinatura pela pré-venda da obra para a TV Cultura e Nickelodeon. A Nickelodeon tem prioridade de exibição na TV por assinatura no Brasil, na América Latina, no Caribe e no México.
Trata-se de obra audiovisual realizada por meio da tecnologia digital 2D em HD (alta definição). Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o seriado conta a história de Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro, que vão todas as manhãs para a escola, onde brincam, aprendem e vivem aventuras. Com foco na temática da diversidade cultural, a série tem viés educativo, na medida em que busca mostrar as diferenças entre indivíduos como enriquecedoras.
A caminhada de um profissional para conquistar verbas e ver seus desenhos animados nas telas tem que começar com os primeiros passos. Informação com certeza é um deles. Se estiver pensando em arriscar uma proposta, além de estar com a Lei do Audiovisual na ponta da língua, conheça as instruções e o regulamento de 2010, para aprender os principais passos enquanto espera, por exemplo, a próxima Seleção Pública BNDES Cinema.