Foto sensibiliza contra opressão e exalta coragem para viver na adversidade
- Por Redação
Um concurso de fotografias do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o "UNICEF-Photo of the Year” realizado em Berlim em dezembro, elegeu como foto do ano o trabalho do jovem fotógrafo belga Smeets Alice que exalta a força interior de uma menina da maior favela da capital do Haiti, Porto Príncipe, que, embora viva num ambiente de sujeira e lixo, está usando um vestido branco limpo com fitas no cabelo, enquanto caminha descalça pela lama.
"A foto vencedora, "Sobrevivendo no Haiti", mostra-nos a coragem e a energia de uma menina que está crescendo face a face com a adversidade. Crianças com esse tipo de pano de fundo de pobreza em sua história geralmente demontram grande força", diz uma das organizadoras do evento, Eva Luise Köhler, que complementou: "A foto do ano do UNICEF é um fundamento para acolher e apoiar estas crianças".
Concorreram este ano 1.450 fotografias de 128 fotógrafos de 31 países. A foto que obteve a segunda colocação foi sobre o terremoto na China e a terceira colocada sobre os efeitos colaterais dos conflitos no Afeganistão. Quem quiser ver estas fotos premiadas e outras 11 menções honrosas deste ano, além de fotos de concursos anteriores, desde 2000, pode fazê-lo aqui.