Campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” é lançada em Brasília
- Por MTur
- Publicado em da criança e do adolescente
Uma campanha nacional de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo foi lançada nesta quinta-feira, 9/12, em Brasília. A mobilização, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), acontecerá nas doze cidades-sede da Copa de 2014, e também em João Pessoa. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, recebeu uma série de eventos para marcar o início da campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. Desde a manhã, equipe do CET, MTur, participantes de oficinas da campanha e representantes do setor turístico distribuem material aos passageiros, comerciantes e taxistas.
“O Brasil está se preparando para realizar uma grande Copa do Mundo, e vamos receber milhares de turistas estrangeiros, além dos milhões de brasileiros que viajarão dentro do país para acompanhar os jogos e a festa. A campanha, que começa agora, vai ampliar o debate com a sociedade e colocar em pauta a necessidade de uma Copa com sustentabilidade, sem exploração de crianças e adolescentes em qualquer equipamento turístico ou cidade do país. Começando agora a prevenir, vamos marcar um gol também fora dos campos, em defesa da vida das nossas crianças e adolescentes”, explica Elisabeth Bahia, coordenadora geral doPrograma Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo.
O lançamento da campanha acontece após um intenso período de preparação nas cidades, com formação de multiplicadores, debate com participantes do setor público e privado do turismo e oficinas. “A exploração sexual de crianças e adolescentes é grave violação dos direitos humanos e não pode ter espaço em qualquer atividade turística, que se torna a cada dia uma atividade econômica importante para o país. Hoje, já temos um apoio fundamental de muitos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que divulgam e trabalham a prevenção em suas empresas”, afirma Elisângela Machado, coordenadora executiva do projeto no CET/UnB.
Além de várias atividades nas cidades, a campanha está nas redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr apresentam páginas da campanha convidando os seguidores a participar da mobilização, dando informações sobre o tema e estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.