Uma em cada cinco adolescentes do mundo fica grávida até os 18 anos de idade
- Por Redação
- Publicado em universo CRIANÇA e ADOLESCENTE
A Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou, em comunicado na segunda semana de maio, preocupação com os crescentes números da gravidez na adolescência no mundo. Segundo a entidade, uma em cada cinco adolescentes fica grávida até aos 18 anos e, anualmente, em todo o mundo, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19, já experimentaram a maternidade.
Em muitas e populosas culturas do mundo, as mulheres ainda "são casadas" muito novas por suas famílias, e acabam tendo filhos na adolescência, o que ajuda a entender os altos índices. Nos países mais pobres, cerca de 30 por cento das jovens casam-se antes dos 18 anos e a pouca escolaridade também contribui para a gravidez precoce.
"Muitas adolescentes não sabem como evitar uma gravidez ou não têm acesso a métodos contraceptivos", diz a OMS. Outra preocupação são as complicações na gravidez e no parto, especialmente nos países menos desenvolvidos economicamente. O parto está entre uma das primeiras causas de morte entre adolescentes dos 15 aos 19 anos.
Gravidez na adolescência
"Ter um bebê durante a adolescência traz consequências para a saúde da mãe e da criança, especialmente em locais onde os sistemas de saúde são deficientes", afirma a nota da OMS.
"Em alguns países, as adolescentes recebem menos cuidados de saúde durante e depois do parto do que as adultas", conclui.
Adolescentes também se sujeitam mais a abortos ilegais
Cerca de três milhões de meninas entre 15 e 19 anos praticam aborto anualmente, e de forma insegura. E quando as crianças escapam disso, em geral, sofrem com a grande probabilidade de serem crianças desnutridas pelo fato de serem filhos/as de adolescentes.
Em suma, o quadro é trágico e há espaço para uma intervenção maior, tanto na prevenção e apoio, quanto em socorro imediato, por parte do poder público e de agentes privados, tais como igrejas e outros grupos religiosos. Sem dúvida, uma das formas de abordar as pessoas para ajudá-las neste contexto é a informação completa e segura. Leia mais sobre o recente estudo da OMS sobre o tema da gravidez na adolescência.