Descubra seu papel na recuperação de dependentes químicos

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realiza o III Seminário sobre Dependência Química, que neste ano tem como tema “Descubra seu papel na Recuperação”. O evento acontece no dia 30 de junho, das 8h às 13h, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), e deve reunir cerca de 400 pessoas. O evento conta com o apoio do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Barueri) e da COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede). Ambos são parceiros da SBB no programa A Bíblia na Recuperação da Dependência. “Todos os envolvidos na recuperação de dependentes químicos desempenham um papel relevante. Mas é preciso que a pessoa em tratamento tome consciência que seu empenho é fundamental para um resultado vitorioso. Para isto, a mensagem bíblica tem se mostrado uma aliada muito importante”, destaca Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

Além de palestras sobre o tema, haverá uma apresentação teatral com o Grupo REAJA e exposição de trabalhos. Caberá ao secretário regional da SBB em São Paulo, Humberto Marchi, apresentar o programa A Bíblia na Recuperação da Dependência. Estão convidados para este evento dirigentes de comunidades terapêuticas e seus internos, representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos, igrejas, profissionais da área e interessados no assunto.

Confira a programação completa:

8h00 – Credenciamento 8h30 – Abertura 9h00 – Tema: “A Bíblia na Recuperação” – Paulo Eduardo Gomes Vieira, teólogo, psicólogo e especialista em Capelania Hospitalar, além de pastor titular da Primeira Igreja Batista em São Paulo. 9h30 – Tema: “Formas e meios de tratamento da dependência química”- Luizemir Wolney de Carvalho Lago, médica psiquiatra e sanitarista e coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde. 10h30 – Rede COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede) 11h00 – Tema “O papel do dependente químico na sua própria recuperação” 12h00 – Apresentação do Programa A Bíblia na Recuperação da Dependência – Humberto Marchi, teólogo e secretário regional da SBB em São Paulo. 12h20 – Apresentação teatral do Grupo REAJA 13h00 – Encerramento e brunch

A SBB e o programa A Bíblia e a Paz: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles A Bíblia e a Paz.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. Seu público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que tem possibilitado à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura bíblica específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

3º Seminário sobre Dependência Química: Data: 30 de junho de 2010 Horário: das 8h às 13h Local: Museu da Bíblia Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto Barueri – SP Fonte e Texto: SBB

Atualizada: Quinta, 17 Julho 2014 23:03

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.