Bíblia e Missões é tema de Fórum internacional de Ciências Bíblicas em SP

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realizará, nos dias 21 e 22 de junho, o VIII Fórum de Ciências Bíblicas. O evento reunirá especialistas de renome internacional em torno do tema Bíblia e Missões, que pretende focar a Bíblia Sagrada sob dois ângulos: como texto para o estudo de missões e como ferramenta missionária. Contando com oito painéis, o encontro acontecerá no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi).

“A nossa expectativa é dar visibilidade a ações que têm sido realizadas em prol da Causa da Bíblia no Brasil e no mundo, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e das ferramentas necessárias para sua execução”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. O evento é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

No dia 21 de junho, na abertura do evento, será inaugurada a nova exposição do MuBi, que também terá como tema Bíblia e Missões.

Confira a programa completa do VIII Fórum de Ciências Bíblicas

21 de junho

§        14h30 – Abertura
§        14h45 – Aspectos Transculturais da Tradução Bíblica e da Obra Missionária: Quando se traduz um texto, parte-se de uma cultura para outra. Da mesma forma, o movimento missionário sempre é um movimento transcultural. Para que a tradução e a missão ocorram de forma coerente e sadia, é preciso entender tanto a cultura fonte como a cultura objeto do trabalho. Esta palestra irá abordar e trazer à tona esses aspectos.
Paulo César Duarte de Oliveira: Coordenador de Missiologia da Área das Américas da ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária) e Aliança Global Wycliffe.

§        16h15: Intervalo
§        16h30: Luz na Amazônia: Um Projeto de Missão Holística: A palestra apresentará como é desenvolvido o programa Luz na Amazônia em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, caracterizadas por seu isolamento dos grandes centros urbanos e pelo grande contraste social. Com 50 anos de atividades, o programa é realizado a partir de uma perspectiva da missão integral, preocupando-se com o bem-estar físico, social, material, cultural e espiritual do ser humano, desenvolvendo, para isso, programas adequados ao contexto em que vive o ribeirinho.
Acyr de Gerone Junior: Secretário regional da SBB em Belém, tem bacharelado em Teologia, MBA em Gestão Empresarial, especialização em Projetos Sociais no Terceiro Setor e mestrado em Educação.
Marizete Lopes Andrade: Coordenadora regional de Ação Social da SBB, é terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Pública e Auditoria em Saúde, mestre em Ciências da Educação e doutoranda em Gestão Social, além de professora assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará.

§        18h00 – A Causa da Bíblia no Brasil: Sob a coordenação de Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, neste painel, serão apresentados os programas e projetos que visam desenvolver a obra bíblica no País. Para isso, contará com a participação de:
Edson de Faria Francisco: Linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, além de autor do Manual da Biblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia.
Wilson Paroschi: Teólogo e professor, tem doutorado em Novo Testamento pela Andrews University (EUA).

§        18h45: Intervalo
§        20h00 – A Bíblia como Texto para Missões: O vínculo entre a Bíblia e missões é variado. Primeiro, depende de como se entende a Bíblia: como sujeito ou como objeto. Também depende de como se entende missões: como empreendimento institucional da igreja – missões ou missiones eclesiae ou como plano de Deus – missão ou missio Dei – para o mundo. Assim, nesta palestra, serão feitas reflexões sobre a Bíblia como texto para o estudo de missões e da missão; e a Bíblia como ferramenta missionária, tanto da missão de Deus quanto dos empreendimentos missionários da igreja.
Timoteo Carriker: Doutor em Filosofia, é mestre em Teologia e Divindade. Coobreiro da Igreja Presbiteriana dos EUA com a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, é autor de cinco livros e 60 artigos.

Dia 22 de junho

§        14h30: Abertura
§        14h45 – A audição da Bíblia como ferramenta missionária: Graças ao desenvolvimento de tecnologias, as pessoas também têm acesso à Bíblia em áudio. Como um bom número de pessoas não lê ou não gosta de ler, a audição da Bíblia passou a ser uma ferramenta importante para levar a Palavra de Deus a todos. A SBB tem uma campanha permanente, É tempo de ouvir a Palavra de Deus, que busca incentivar a audição da Bíblia. Nesta palestra, serão mostrados exemplos de como a audição da Bíblia é e pode ser uma ferramenta para a atividade missionária das igrejas.
Eude Martins: Assessor de Projetos Especiais da SBB; e convidados.

§        16h15: Intervalo
§        16h30 – A Bíblia para Públicos com Necessidades Especiais: 10 Anos de Bíblia em Braile e Lançamento da Série Aventuras da Bíblia em LIBRAS: Nesta palestra, será apresentado o trabalho desenvolvido por meio do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência, com destaque para a Bíblia em Braile e seus benefícios para as pessoas com deficiência visual, que há uma década contam com o texto bíblico completo nesse formato. Além disso, acontecerá o lançamento da porção bíblica em LIBRAS, publicação que atenderá os beneficiados do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva.
Erní Seibert: Doutor em Ciências da Religião e mestre em Teologia, tem MBA em Marketing de Serviços. É autor de quatro livros, além de ter trabalhos publicados em vários livros e revistas especializados em Teologia e Ciências da Religião, tanto no Brasil como no exterior. É secretário de Comunicação e Ação Social da SBB e diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro.

§        18h00 – A Causa da Bíblia no Mundo: Neste painel serão apresentados os esforços que têm sido realizados pela obra bíblica em âmbito mundial.
Esteban Voth: Teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas.
Elza Tamez: Teóloga e biblista, é consultora de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas. Tem doutorado em Bíblia e é membro docente da Universidade Latino-americana da Costa Rica, tendo já recebido diversos prêmios por seu trabalho.
Daniel Gerber: Consultor de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas.

§        18h45: Intervalo
§        20h00: A Tradução da Bíblia na Perspectiva das Missões: Traduzir a Bíblia é uma das primeiras atividades necessárias para levar a Palavra de Deus a todos os povos. Os movimentos missionários e de tradução da Bíblia são parceiros inseparáveis na história da igreja. Esta palestra irá abordar este tema, mostrando o relacionamento e a interação da tradução bíblica com o movimento missionário.
Esteban Voth: Teólogo e biblista, é coordenador de tradução da Área das Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas.

VIII Fórum de Ciências Bíblicas

Tema: Bíblia e Missões
Data: 21 e 22 de junho de 2012
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri - SP
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 ou pelo site da SBB.

Grupo do Facebook - Escola Bíblica Dominical

GRUPO PARA quem valoriza e quer estar preparado para a Escola Bíblica Dominical (EBD ou Escola Dominical-ED, ou ainda apenas Escola Bíblica). Especialmente para Professores, Líderes, Coordenadores, Diretores e Apoiadores da Educação Religiosa na igreja. Vamos conversar mais sobre isto?

Objetivo do Grupo: Debater e divulgar ideias sobre valorização, capacitação e preparo para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL!

Acesse e PARTICIPE!

https://www.facebook.com/groups/amoefrequentoebd

Pin It