FSM 2010: "Um novo mundo é possível, urgente e necessário"

Numa entrevista coletiva domingo, 24/1, a coordenação do Fórum Social Mundial (FSM), que começa nesta segunda-feira, 25, em Porto Alegre, fez um balanço positivo dos dez anos do evento. Participaram Oded Grajew, Francisco Whitaker, do Conselho Internacional, e Celso Woyciechowski e Lélio Falcão, da direção local do evento. Grajew declarou: "Os neoliberais diziam que o pessoal das entidades organizadoras queriam destruir máquinas e fazer um retorno na história, que já estávamos no fim da história e o mercado livre regularia as relações entre os homens.

O tempo demonstrou que justamente os países que seguiram as propostas sociais do FSM de um novo mundo possível foram os primeiros a superar a crise que se abateu sobre o capitalismo global”. E ainda comentou que Davos 2009 (fórum econômico mundial que reúne empresários e políticos de linha antagônica ao do FSM) transcorreu num "clima de velório". Francisco Whitaker, por sua vez, disse que, se o slogan do evento no início era “Um novo Mundo é possível”. Este ano deverá ser mudado para: "Um novo mundo é possível, urgente e necessário". Pois "precisamos salientar a urgência da mudança para garantir a sobrevivência da humanidade”. Apesar de ser uma das 30 atividades em preparação ao FSM centralizado de 2011 em Dakar, no Senegal, a edição da Grande Porto Alegre já tem garantida a participação de 30 mil pessoas de 28 países inscritas em algumas das 500 atividades espalhadas pelas sete cidades da Região Metropolitana, segundo dados preliminares do setor de credenciamento. Leia aqui a Carta de Princípios que norteia os organizadores do FSM desde 2001. Fique ligado nas notícias do FSM2010 de Porto Alegre, que segue até o dia 28/1, e algumas transmissões ao vivo de palestras e debates.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:34

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.