Pastoral da Terra e o clamor dos povos no campo em evento nacional católico

“A ação pastoral é o próprio exercício do pastoreio de Jesus Cristo. E as ações da Comissão Pastoral da Terra (CPT) dão visibilidade à promoção da dignidade da pessoa humana, principalmente do campo, que muitas vezes é deixada de lado, fica desprotegida e é ainda perseguida e incompreendida, por grandes e por pequenos”.

A declaração é de dom José Moura, bispo da Diocese de Montes Claros, que acolhe o III Congresso Nacional da CPT, que começou nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 21 de maio, em Montes Claros, norte mineiro, reunindo cerca de 900 pessoas, entre agentes da pastoral, trabalhadores e trabalhadoras do campo. “Biomas, territórios e diversidade camponesa” é o tema principal do evento, que chega ao semiárido brasileiro para troca de experiências, conquistas e desafios do campo. Ainda segundo o bispo anfitrião, com o lema “No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida!”, o Congresso fará uma reflexão ética em defesa dos biomas caracterizando cada região, além de realçar a necessidade de uma justiça mais ampliada no campo. “Temos, no Brasil, determinados grupos governamentais e não governamentais, que passam por cima da defesa do meio ambiente, de povos ribeirinhos, das terras indígenas, de quilombolas e de tantas pessoas empobrecidas. Este Congresso vai nos dizer sobre os clamores dos povos da terra”, destacou dom José Moura. Leia mais informações sobre o evento da Comissão Pastoral da Terra.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:25

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.