Informação e justiça social: “Seja levado em conta, diga o que você precisa”

Com o lema “Todos Contam”, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) faz, através de um vídeo de animação de 30 segundos (também disponível na internet, no "YouTube"), um convite à sociedade para colaborar com o Censo, que será conduzido este ano em alguns países. No Brasil, acontece a partir de agosto, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, o IBGE. A iniciativa da ONU foi lançada no Dia Mundial da População, celebrado em 11 de julho, e traz uma conclamação: “Seja levado em conta, diga o que você precisa”. Esta é a mensagem veiculada pela peça, distribuída mundialmente em várias línguas, e que deve nos fazer refletir sobre a importância e utilidade deste tipo de informação na hora de elaborar listas de prioridades e escolher as metodologias dos movimentos de resgate sócio-econômico.

Segundo especialistas, “contar cada pessoa" é levar cada um em conta. Dados demográficos atualizados são insumo fundamental para a formulação de ações práticas para solucionar problemas sociais no presente e monitoramento futuro com objetivo de prevenir a continuidade ou piora da situação. Segundo Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil, "a coleta e análise de dados censitários revela tendências e permite fazer projeções, permitindo mapear a situação de grupos vulneráveis e identificar o progresso feito e etapas ainda por cumprir em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre outras ações".

Assista ao vídeo:

 

vídeos da UNFPA.

 

Download:
FLVMP43GP

 

Dados sobre a fome no mundo

Seguindo esta linha de raciocínio, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) liberou, no início de julho, o acesso gratuito a todo o seu banco de dados sobre a fome no mundo. Os dados globais sobre alimentação, agricultura e fome podem ser acessado no site da FAOSTAT.

São mais de um milhão de registros com informações de 210 países e territórios.

Segundo a direção da entidade, a base de informações é "uma ferramenta poderosa que pode ser usada não apenas onde há fome, mas também para investigar e entender melhor por que isso acontece e como é possível combatê-la".

 

 

Atualizada: Quarta, 18 Agosto 2010 17:28

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.