CESE: Direitos Humanos, Desenvolvimento e Justiça
- Por Redação
- Publicado em fé e política, justiça e cidadania
Celebrando 40 anos a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CESE, entidade ecumênica, sem fins lucrativos, com sede em Salvador, Bahia, atualmente composta por: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana - CNBB e Aliança de Batistas do Brasil.
Uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no dia 6 de junho, marcou a data e serviu também como lançamento do livro "CESE: 40 anos de luta por Direitos Humanos, Desenvolvimento e Justiça", que narra o contexto político em que foi criada e o trabalho ao longo de quatro décadas". O livro estará à venda no site da CESE.
Dentre os testemunhos da atuação histórica da CESE no Brasil, Eleni Rangel, Presidente da instituição, lembrou que o objetivo inicial era "desafiar as igrejas evangélicas históricas a voltar sua atenção e prioridade para a região mais pobre do Brasil, o Nordeste, apoiar pequenos projetos comunitários e estreitar o diálogo com a Igreja Católica para uma experiência comum". Diretora executiva da CESE por 13 anos, Eliana Rolemberg lembrou a necessidade da CESE existir e sua relação com os movimentos sociais, agências de cooperação internacional e Igrejas.
Das personalidades presentes, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Marizelha Carlos Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), Anivaldo Padilha, membro do Grupo de Trabalho sobre Igrejas, da Comissão da Verdade, e João Pedro Stédile, representante e um dos fundadores do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.
Além da sessão na Alba, proposta da deputada Neusa Cadore, duas outras atividades em Salvador celebraram os 40 anos: um Culto Ecumênico na Cúria Metropolitana do Bom Pastor e uma exposição "Direitos Humanos em Imagem", composta por 12 peças do artista plástico J. Cunha.