CESE: Direitos Humanos, Desenvolvimento e Justiça

cese-40-anos-livroCelebrando 40 anos a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CESE, entidade ecumênica, sem fins lucrativos, com sede em Salvador, Bahia, atualmente composta por: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana - CNBB e Aliança de Batistas do Brasil.

Uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no dia 6 de junho, marcou a data e serviu também como lançamento do livro "CESE: 40 anos de luta por Direitos Humanos, Desenvolvimento e Justiça", que narra o contexto político em que foi criada e o trabalho ao longo de quatro décadas". O livro estará à venda no site da CESE.

Dentre os testemunhos da atuação histórica da CESE no Brasil, Eleni Rangel, Presidente da instituição, lembrou que o objetivo inicial era "desafiar as igrejas evangélicas históricas a voltar sua atenção e prioridade para a região mais pobre do Brasil, o Nordeste, apoiar pequenos projetos comunitários e estreitar o diálogo com a Igreja Católica para uma experiência comum". Diretora executiva da CESE por 13 anos, Eliana Rolemberg lembrou a necessidade da CESE existir e sua relação com os movimentos sociais, agências de cooperação internacional e Igrejas.

Das personalidades presentes, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Marizelha Carlos Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), Anivaldo Padilha, membro do Grupo de Trabalho sobre Igrejas, da Comissão da Verdade, e João Pedro Stédile, representante e um dos fundadores do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Além da sessão na Alba, proposta da deputada Neusa Cadore, duas outras atividades em Salvador celebraram os 40 anos: um Culto Ecumênico na Cúria Metropolitana do Bom Pastor e uma exposição "Direitos Humanos em Imagem", composta por 12 peças do artista plástico J. Cunha.

Atualizada: Quinta, 13 Junho 2013 15:48

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.