Cresce a importância de eventos do livro

Feira-Livro-Brasilia-w1Circulou em vários jornais e revistas, impressos e digitais, nas últimas semanas, a matéria da Agência Brasil, agência de notícias do governo federal, sobre o crescimento das feiras de livros no Brasil. Com o título, "Eventos literários ganham espaço na agenda cultural do brasileiro", e tendo como fontes alguns dos maiores especialistas do ramo, entrevistados pelo repórter Alex Rodrigues, a matéria traz um resumo dos motivos deste crescimento e dá algumas datas importantes que os amantes do livro devem guardar na agenda.

Diz a reportagem: "Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e formar novos leitores, os eventos literários têm se difundido no país. Embora não haja números precisos sobre esse crescimento, especialistas garantem que esse tipo de evento tem ganhado espaço não apenas nos grandes centros. As feiras e bienais ajudam a satisfazer o desejo de quem sonha estar próximo a seu autor preferido, conhecer novos escritores ou quer discutir literatura e divulgar seus próprios textos".

E continua: "Em 2011, quando lançou o Circuito Nacional de Feiras de Livros e assumiu o compromisso de organizar o calendário anual de eventos (que no momento da publicação deste post ainda não estava no ar), a Fundação Biblioteca Nacional identificou 100 iniciativas. A estimativa é que, juntas, elas tenham recebido mais de 10 milhões de visitantes. O cálculo, no entanto, não inclui os eventos pontuais de menor porte, como as visitas de escritores a escolas, cursos e bate-papos promovidos por bibliotecas, feiras escolares e saraus. Iniciativas que, em algumas capitais, como São Paulo, ocorrem às dezenas, diariamente. Pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro indica que 7 milhões de pessoas compram publicações durante os eventos literários. Somente a Bienal de São Paulo de 2010 atraiu mais de 740 mil visitantes, movimentando R$ 49,3 milhões com a venda de livros".

Confira algumas datas:

Atualizada: Sábado, 21 Abril 2012 17:17

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.