Os 8 segmentos menos evangelizados do Brasil
- Por Redação
- Publicado em missões transculturais
Você sabia que, mesmo em nosso país, com quase 25% da população de confissão evangélica, ainda existem grupos não alcançados pela pregação da Palavra de Deus?
A informação é do 7o Congresso Brasileiro de Missões (7CBM-2014). O evento ofereceu aos participantes diversos recursos estratégicos, entre eles alguns números sobre grupos não alcançados em território brasileiro.
"Realidades que não podemos ignorar: Sudeste Asiático, Ásia Central, Leste Europeu, Mundo Árabe, Europa, Oeste Africano, Diásporas, Desafios Indígenas, Grupos Sem Testemunho e Desafios Brasileiros"
Este foi o tema do 7CBM. Sobre a evangelização do Brasil (ainda uma tarefa inacabada), o vídeo da organização do Congresso, muito bem apresentado, com roteiro escrito pelo Missionário Ronaldo Lidório e produção da Methodos - Educação à Distância, inclusive usando recursos de desenho animado, resumiu os oito principais desafios missionários dos cristãos evangélicos brasileiros.
Divididos em 7 grupos sócio-culturais e 1 sócio-econômico, os segmentos que têm pouco ou nenhum acesso ao Evangelho do Senhor Jesus no Brasil são os seguintes:
1- Povos indígenas:
Segundo Lidório, há 106 etnias sem representação missionária entre eles, a maioria no Norte e no Nordeste.
2- Comunidades ribeirinhas:
Pesquisas apontam que são 37 mil pequenas comunidades na Bacia Amazônica e 10 mil delas sem nenhuma igreja.
3- Ciganos:
Dos 700 mil ciganos no Brasil, espalhados por grandes e pequenas cidades e em acampamentos, apenas um por cento professam a fé cristã.
4- Povo sertanejo:
Embora nos últimos 10 anos, muita coisa boa tenha sido feita na região, ainda é grande o número de assentamentos sem presença evangélica.
5- Comunidades quilombolas:
Há cerca de 3.500 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas no Brasil. São compostas de afro-descendentes. Estima-se que 600 destas ainda estão sem presença evangélica.
6- Imigrantes:
Eles estão na sua maioria em cidades como São Paulo, Brasília, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. São cerca de 300 mil pessoas que vieram de 100 países aproximadamente. Destes, 27 são países onde não há liberdade para pregação do evangelho.
7- Portadores de deficiência auditiva:
São 9 milhões de pessoas, só 1% é de confissão cristã evangélica.
8- Os mais ricos dos ricos e os mais pobres dentre os pobres.
Grupos de pessoas em condições sócio-econômicas extremas são pouco evangelizados no Brasil.
IDE: Chamado permanente
Somos chamados a pregar o evangelho à toda criatura e, como disse o Chris Wright, responsável pela fundamentação bíblico - teológica do 7CBM, o envolvimento missionário do cristão deve incluir: evangelização, discipulado, cuidado da natureza (onde habitam as ovelhas...), compaixão e justiça. "A Igreja de Cristo foi chamada para ser sal da terra e luz do mundo por onde estiver e onde passar", afirma Lidório.
Veja o vídeo 7CBM com mais informações missionárias e detalhes e imagens dos 8 segmentos menos evangelizados do Brasil.