Padre denuncia situação degradante no ES

As denúncias do padre Xavier Paolillo, representante da Pastoral do Menor e do Movimento Nacional de Direitos Humanos, a respeito da situação de presídios capixabas podem servir de estímulo para que todo o cristão envolvido nesse tipo de atividade de capelania penitenciária também preste mais atenção às condições físicas, materiais e emocionais das pessoas com as quais lidam em seu dia-a-dia. Xavier, que é italiano e chegou ao Espírito Santo há dez anos, descreve a situação degradante, "seja em relação ao sistema penitenciário ou em relação à criança e ao adolescente": "mortes, torturas e violências"; "superlotação, maus-tratos”. Outro fato relatado pelo padre é a transferência recente de 120 adolescentes internos em Vitória para o norte do estado, em um presídio de detenção provisória na cidade de São Domingos do Norte. As condições estruturais do local são boas e limpas, mas, de acordo com o religioso, o tratamento deixa a desejar. “Visitei-os e constatei que estavam uniformizados, o que é proibido pela lei, e estão todos com a cabeça raspada e submetidos a procedimentos típicos de Regime Disciplinar Diferenciado. Eles relataram que agentes penitenciários os pegam e jogam com o rosto no chão, além de ordenar que fiquem nus quando voltam do banho de sol”, denunciou Xavier. Fonte: Agência Brasil - Marco Antonio Soalheiro. Foto: Wilson Dias/Abr

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.