Mundo precisa de uma revolução de prevenção ao HIV

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Comissão da ONU para a Prevenção ao HIV lançou uma declaração convocando os líderes mundiais a acelerarem a redução do número de novas infecções pelo HIV e desencadear uma revolução de prevenção. Uma declaração oficial foi divulgada nesta quarta-feira, 1 de dezembro, pelos co-presidentes da Comissão, o professor Françoise Barré-Sinoussi e o arcebispo Desmond Tutu. "É mais importante do que nunca trabalhar na prevenção, porque os cientistas têm desenvolvido um conjunto de instrumentos eficazes que poderiam reverter a epidemia de Aids ", disse o professor. "É inaceitável que muitos países não utilizem essas ferramentas de prevenção para salvar vidas do HIV".

Um novo relatório da agência da ONU para o tema, a UNAIDS, mostrou que 56 países têm conseguido se estabilizar ou diminuir de forma significativa as taxas de novas infecções pelo HIV. No entanto, a Comissão considera que refluxo de investimentos financeiros, falta de compromisso político e priorização de técnicas de prevenção ineficazes estão desafiando esse progresso. "Pronta iniciativa na prevenção do HIV é indispensável para superar a epidemia", disse o arcebispo Tutu. "As comunidades devem receber apoio e incentivo para uma mobilização contra a epidemia, com coragem e dedicação".

 

A Declaração deste Dia Mundial Contra a AIDS apela para uma revolução na prevenção e apresenta quatro elementos fundamentais: uma rápida expansão das táticas bem sucedidas de prevenção; rotineira medição do nível de novas infecções pelo HIV, avaliar o compromisso das empresas, dos políticos e líderes não-governamentais para a prevenção com base em dados, e direitos humanos assegurados para superar as desigualdades e reduzir a ameaça representada pelo HIV em populações específicas e vulneráveis.

 

Ainda segundo a Declaração oficial, “os líderes políticos, religiosos, empresariais e culturais devem entender que desempenham um papel essencial neste esforço para deter a epidemia do HIV.

 

Leia a íntegra da Declaração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (em espanhol).

 

Saiba mais sobre os níveis da doença no mundo – Relatório Global sobre Epidemia de AIDS - UNAIDS 2010.

 

 

 

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.