Irmã Dulce e o Turismo Religioso em Salvador

Após o anúncio de que a Bahia vai fazer parte do roteiro de Turismo Religioso do Vaticano este ano, mais um importante passo foi dado na manhã desta quarta-feira, para impulsionar o segmento no Estado: o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, anunciou a beatificação, grau anterior ao de Santo, à Irmã Dulce. O anúncio estava sendo esperado desde abril deste ano, quando a religiosa recebeu o título de venerável. De acordo com Dom Geraldo, a Comissão Científica do Vaticano reconheceu juridicamente um milagre ocorrido por interseção de Irmã Dulce, necessário para se chegar ao patamar de beata. Agora falta apenas a assinatura do Papa Bento XVI no processo, o que deverá ocorrer até o mês de dezembro.

Com a beatificação, o assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, Osvaldo Gouveia, acredita que visitantes de várias partes do mundo virão a Salvador para conhecer a obra social e religiosa da beata. "Desde que o processo foi iniciado, o fluxo de turistas que nos visitam cresceu 12%. A partir de agora, a tendência é que esse número cresça cada vez mais", afirmou. O Memorial recebe cerca de 35 mil visitantes por ano, sendo 25% destes, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Ceará.

 

Em 2009, o local passou a fazer parte do roteiro turístico do Salvador Bus. A inclusão do Memorial no itinerário do ônibus atende a estratégia de divulgação da Bahiatursa e Secretaria do Turismo de promover e aumentar o fluxo de turistas no local, através do turismo religioso.

 

Além da parceria com o Salvador Bus, a Bahiatursa promove este roteiro no mercado internacional, incluindo o Museu de Arte Sacra, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. "Este é um dos poucos segmentos que tem fidelização do turista. Este reconhecimento só amplia a oferta da Bahia, facilitando o nosso trabalho no Brasil e no mundo. Ganha a Bahia, ganha o turismo e ganha as Obras Sociais", comemorou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.

 

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens.

 

MEMORIAL IRMÃ DULCE

Está localizado no anexo ao Convento Santo Antônio, na sede da OSID (bairro de Roma, Salvador)

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado: 10 às 17h e domingo das 10 às 15 h. – entrada franca


Fonte: Departamento de Comunicação da Bahiatursa

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.