banner ferramentas coaching 128x90

Cristão na Profissão Coach: Não confunda com Mentoria e Discipulado na Igreja!

  • Por Lenildo Medeiros
  •  

Muitos nas igrejas cristãs torcem o bico para alguém que fala que ganha a vida como Coach. Isso acontece por, pelo menos, dois motivos.

Primeiro, porque desconhecem o que é e o que faz um coach. Assim, passam ao segundo motivo: confundem a profissão com aquilo que é feito voluntariamente nas igrejas. Acham que é feio (pra dizer o mínimo) cobrar para ajudar alguém a realizar-se e agir profissionalmente para fazer diferença na vida das pessoas, levando-as a resultados almejados de forma acelerada (como se não fosse a mesma coisa o que acontece nas relações profissionais de um médico ou engenheiro...).

Bem, então, pra começar a desatar esse nó, é preciso saber diferenciar o que é um processo de Coaching de outras duas coisas distintas: Mentoria e Discipulado.

Mentoria e discipulado

O mentor é alguém mais experiente e especializado que passa essa experiência e conhecimento prático para alguém mais jovem que está na mesma área, mas que só tem a teoria e muita vontade. Você pode pesquisar mais a respeito, pois trata-se de algo maravilhoso e também usado por duplas ou grupos em igrejas (assim como nas empresas e outras organizações).

O discipulador também passa tudo que aprendeu e vivenciou para seu discípulo, mas faz isso de maneira muito mais próxima, caminhando literalmente junto com ele, procurando dar o exemplo, além das palavras. Muito já foi escrito a respeito do discipulado ensinado por Jesus, pois o Cristianismo praticamente baseia-se nesse modelo.

No meio cristão e eclesiástico, tanto o discipulado quanto a mentoria acontecem de forma voluntária, são praticados porque o mentor ou o discipulador obedecem e têm amor a Deus e amam o próximo "como a si mesmo", e fazem o que fazem como forma de expressão do compromisso deles com Cristo e o Reino de Deus.

E o objetivo de ser mentor ou discipulador de alguém neste contexto é que a pessoa venha a andar com Deus, seguir e obedecer a Cristo e ser pleno do Espírito Santo. Em outras palavras, alcançar a verdadeira felicidade, o ponto de equilíbrio, o sentido para a vida atual e a certeza da vida eterna (justificação, redenção, salvação... mas isso tudo é outro assunto).

E o Coach?

Ser Coach está na moda e, apesar da crise (ou talvez por causa dela), cresce a demanda por este tipo de serviço em todo o Brasil.

Esta crescente procura por coaching em todos os estados brasileiros, tanto por aqueles que querem viver disso profissionalmente quanto pelos que apenas querem receber ajuda para obter determinado resultado, é percebida principalmente nos grandes centros urbanos, onde ainda há muito campo a ser explorado profissionalmente. Sem falar que há ainda muitas oportunidades e um campo aberto nas pequenas e médias cidades no interior do país.

Mas como, apesar disso, para muita gente ainda é difícil explicar com propriedade o que é coach e o que é coaching. A tradução e o significado atual das palavras coach e coaching será nossa outra tarefa neste artigo. A seguir faremos algumas citações de frases sobre o que significa coaching.

vídeo entrevista coach para ceo

O que faz um coach? Coaching! (Detalhes a seguir)

Coaching é unir-se a uma pessoa ou a um grupo de pessoas para ajudá-la/los a descobrir que é/são capaz/es de atingir seu principal objetivo específico. É um caminho de compartilhamento, conexão, presença construtiva, com alvo estabelecido previamente e tempo determinado para sair de onde está até o ponto almejado.

Acontece através de estratégias, reflexões, perguntas, filosofias de coach, tudo dentro do ambiente de uma sessão (presencial ou não), que costuma durar de 50 minutos a duas horas.

A palavra inglesa coach tem como sua tradução literal, “treinador”, e como costumam dizer os que lidam com esta profissão, ele usa um "método pragmático", pois é definido um resultado a ser alcançado pelo coachee (a pessoa que recebe o coaching) no final do prazo combinado e é por isso que ambos (ou o grupo) trabalham.

Coaching, conforme as definições mais interessantes que li em minha pesquisa, é fazer as pessoas acreditarem que podem ser melhores.

entrev coach educador

Mais citações e frases sobre o que é coaching e o que faz o Coach

"Coaching é um processo que ajuda o cliente (coachee) a identificar com clareza os objetivos que pretende alcançar na vida, foco, para depois planejar, entrar em ação, melhorar continuamente até alcançar o sucesso desejado (...) Isso ocorre nos diversos campos da vida, seja pessoal, profissional, afetivo, cuidados com a saúde, emagrecimento, atividade física e outros .​" - Geronimo Theml (foto), coach e criador do Programa Profissão Coach.

As cinco etapas do Coaching, segundo Geronimo Theml são: 1) conhecer o foco do cliente; 2) planejamento; 3) ação; 4) persistência e melhoria continuada do cliente; 5) o resultado. Permeiam essas etapas: estímulos ao auto-conhecimento, quebra de barreiras reais e das percepções equivocadas de pseudo limitações, descoberta e início da superação dos maus hábitos etc.

O processo envolve duas ou mais pessoas que fazem um pacto, uma parceria, um compromisso e um sentimento de responsabilidade com metas compartilhadas, quando um se disponibliza para ouvir o outro "na essência", para apoiar, acompanhar, guiar, incentivar, compartilhar, patrocinar, priorizar, levar a entender, cocriar, despertar, interligar, conectar, motivar, desenvolver... e alcançar um resultado extraordinário num curto espaço de tempo, muito mais rápido do que conseguiria sozinho. É um espaço onde se busca sabedoria, para fazer com que "o melhor de um e do outro se encontrem". Fazer o coachee "saber quem é, o que quer, acreditar em si mesmo, ter com quem contar, manter a direção", ter foco no resultado.

Jesus Coach

Um dos livros mais interessantes para o cristão, seja ele membro de igreja, obreiro, diácono, presbítero, pastor ou desigrejado, enfim, para aquele seguidor de Cristo ou evangélico que é ou quer ser coach, (diferenciando do mentor e do discipulador) é "Jesus Coach", de Laurie Beth Jones, (Editora Mundo Cristão). Seguem algumas:

livro jesus coach

"O coaching está definitivamente na moda. Se até algum tempo atrás apenas os atletas tinham coaches (técnicos ou treinadores), hoje todas as pessoas, desde altos executivos de empresas até jovens em situação de risco, estão se familiarizando com o termo coaching". E também terapeutas e consultores de empresas, que estão se unindo à "novidade" e dela se beneficiando.

Como declarou um terapeuta em artigo sobre coaching da Psychotherapy Networker (Rede de Profissionais Psicoterapeutas, 2002, citada por Laurie no livro dela):

“A terapia, para mim, consistia em olhar para trás e descobrir por que sou do jeito que sou. O coaching enfoca o ponto em que o indivíduo se encontra atualmente, o lugar que deseja alcançar e como chegar lá”.

Ainda neste artigo, o coach esportivo Harriett Salinger disse:

“Acho que as pessoas sabem o que querem. Apenas precisam de braços para ampará-las à medida que fazem a descoberta”.

Já o repórter Jim Nauton, escreveu ali:

“O caráter cada vez mais desafiador da vida moderna criou um mercado para homens e mulheres capazes de prestar, por um determinado preço, um serviço que as gerações antigas desempenharam para as gerações mais jovens. Desde a Segunda Guerra Mundial, a maior mobilidade e a diminuição dos laços comunitários e familiares têm reduzido o contato entre as gerações, resultando na ruptura de muitas das estruturas de suporte de vida das pessoas”.

O guru de desenvolvimento organizacional Peter Drucker, segundo o livro Jesus Coach, disse que a função do coach é “ajudar as pessoas a encontrar sua força e a edificar sobre ela”.

E uma pesquisa da International Coaching Federation (Federação Internacional de Coaching) mostrou que todos os coaches “deveriam ter a habilidade de ouvir, de criar um ambiente propício a mudanças, de facilitar a autoconsciência e de trabalhar questões pessoais, profissionais e, quem sabe, organizacionais que o cliente deseje enfocar (...) é uma relação facilitadora mútua entre indivíduos, que existe para o benefício de um cliente responsável por suas decisões”.

Segundo Laurie Beth, o coaching está chamando a atenção também de líderes das igrejas no mundo todo. O diretor do Hollifield Leadership Center (Centro de Liderança Hollifield), George Bullard, escreveu:

"O coaching é uma abordagem que trabalha com a parte direita do cérebro, em que relacionamentos são mais importantes que tarefas, estima é mais importante que sucesso, histórias são mais importantes que estratégias, experiências são mais importantes que livros de regras, pessoas são mais importantes que instituições e reforço de pontos fortes é mais importante que “resolução de problemas”.

O livro sobre coaching pessoal da editora Mundo Cristão (Jesus Coach) passa então a falar de Jesus como O LIFE COACH insuperável (aquele que faz life coaching de eternos resultados, infalível para qualquer roda da vida de qualquer indivíduo com fé). Nesse sentido, é como se o ensino de Jesus no Novo Testamento fosse uma espécia de blog do coach, ou seja, como se tivesse material suficiente para abastecer de conteúdo inúmeros sites sobre coaching.

Onde o coach atua?

Existem diversas possibilidades de atuação para um coach profissional (veja neste link o que diz outro especialista, o Bruno Juliani). O coaching pode acontecer no consultório, no hospital, na escola, na comunidade... Não apenas pode ser útil para nutricionistas, como também para médicos (oncologistas ou psiquiatras, por exemplo, e outras especialidades), fisioterapeutas, advogados, engenheiros, professores de educação física, economistas, fotógrafos, bancários, artistas, psicólogos, profissionais que ajudam dependentes químicos (e seus familiares) a se libertar, cuidadores de idosos, educadores, conselheiros (de pais de adolescentes, por exemplo) enfim vários tipos de atividades que têm seres humanos do outro lado, e que envolvem desafios de desenvolvimento pessoal.

videos dicas para coaches

Quem são os clientes do coach?

No começo o serviço de coach era mais relacionado a um tipo de atividade presente nos escritórios de executivos em grandes corporações. Hoje o leque se abriu de maneira extraodinária e há vários tipos de coaching, para todo tipo de objetivo: Coaching vocacional, de carreira, coaching para emagrecer, para ter relacionamento amoroso, para passar em concurso público, coaching de desenvolvimento pessoal e profissional, coaching financeiro, esportivo, executivo, de negócios, de produtividade, familiar, coaching de inteligência emocional, nutricional, de comunicação e liderança, enfim, tem pra todo tipo de necessidade humana ou organizacional.

Como ser um Coach

Primeiro deve-se procurar e fazer um bom curso inicial para ter efetivo conhecimento da metodologia do coaching e, depois disso, pegar um certificado de uma instituição ou associação de profissionais coach. Faça uma pesquisa num mecanismo de busca por "associação coach" e você terá vários sites para ler e analisar: ABRACEM - Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, Sociedade Brasileira de Coaching, Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, ICF Brasil: International Coach Federation, Associação Internacional de Coaches Profissionais (AICP), Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) etc.

entrev nutricionista andreia

O que é preciso para se tornar um coach?

Com Laurie Beth Jones do livro Jesus Coach, Geronimo Theml do programa Profissão Coach, e outros líderes do segmento, tenho aprendido que para ser coach é preciso, especialmente, gostar de pessoas, querer fazer a diferença na vida de outras pessoas, ter compromisso e produzir resultados que demonstrem o que as pessoas têm de melhor. Mas isso sem deixar de lado a importância da formação específica já mencionada, mesmo sabendo que no Brasil a profissão ainda não é regulamentada.

Curso de Coaching

O segundo passo para ser Coach, após a fase de sua formação básica que eu mencionei anteriormente, é vencer a resistência inicial da conquista de clientes e olhar para a profissão com uma mentalidade empreendedora, para entender que é realmente possível viver de coaching. Só pra você ter uma ideia do que precisa aprender neste segundo momento (o primeiro é a formação básica do coach), achei interessante compartilhar alguns títulos de aulas e módulos do curso Profissão Coach que pode te ajudar a "transformar a teoria em sucesso de verdade como Coach":

Módulo 1 - Ciclo Ser Coach: como se posicionar como um Coach
Módulo 2 - Ciclo Pro Bono: como lotar sua agenda de clientes gratuitos e utilizar diversos acionadores mentais para preparar a entrada no Ciclo de Ouro.
Módulo 3 - Ciclo de Ouro: como substituir os clientes gratuitos por pagantes de forma consistente.
Módulo 4 - Ciclo do Piloto Automático de Vendas: como usar o marketing digital para criar vendas automáticas de programas de Coaching
Módulo 5 - Tenha seu Arsenal de Segurança: Passo a passo de como aplicar 10 poderosas Ferramentas de Coaching
Módulos BÔNUS - Webnarios ao vivo com Geronimo Theml para tirar todas as dúvidas sobre o Programa; Mini-curso: Como aplicar ferramentas online com a qualidade do presencial; Comunidade Secreta exclusiva para membros do Programa; Curso: 30 acionadores mentais aplicados ao Coaching.

Que Deus o abençoe cada dia mais neste seu desejo de ajudar pessoas, seja fazendo mentoria ou discipulado voluntários na igreja e pela vida afora, seja através da profissão de Coach pessoal ou corporativo. Escreva seus comentário abaixo e se gostou e acha que conhece mais alguém que vai gostar desse artigo, compartilhe com essa pessoa. Se quiser participar de um treinamento gratuito em vídeo, clique na imagem abaixo e se inscreva. Grande abraço!

Última atualização: Sexta, 13 Janeiro 2017 14:18