Estatísticas e estratégias para a terceira idade na igreja: ministério cristão com senhoras acima de 60 anos

A “Análise das condições de vida da população brasileira – 2009”, publicada em 9 de outubro pelo IBGE, destaca diversos aspectos mas detenha-se agora em apenas um deles: O processo de redução dos níveis de mortalidade no Brasil. Ele se reflete na evolução da esperança de vida. O que é fantástico! Diz o relatório: “De fato, a esperança média de vida ao nascer no País era, em 2008, de 73,0 anos de idade. A vida média ao nascer, entre 1998 e 2008, cresceu 3,3 anos, com as mulheres em situação bem mais favorável que a dos homens (73,6 para 76,8 anos, no caso das mulheres, e 65,9 para 69,3 anos, para os homens)". Veja o que isso tem a ver com o trabalho do ministério com terceira idade na sua igreja ou comunidade cristã.


Os números podem ser frios, mas são exatos e apontam para uma realidade facilmente detectável em nossas igrejas. Repare bem, as mulheres realmente chegam à Terceira Idade em maior número que os homens. Há três vezes mais viúvas do que viúvos nas congregações cristãs. Você já havia reparado nisto? Pois bem. Diante deste desafio, que tal preparar alguém com o coração neste ministério para desenvolver um trabalho com estas senhoras? E quando montar seu departamento, leve em consideração que as irmãs estão aptas a desenvolver vários outros trabalhos na comunidade além da oração e da devoção na cozinha de sua igreja, como já é tradicional. Mas há cuidados específicos para que essa pessoa, com características tão especiais, possa se sentir bem.

Abaixo seguem algumas dicas importantes para o ministério com a terceira idade que devem ser levadas em conta (no final, deixe você também, nos comentários a este texto, suas ideias e sugestões):

1 - Além do conforto físico digno, as senhoras na terceira idade precisam do apoio efetivo para atender aos seus anseios, as suas necessidades físicas e espirituais, ajudando-as a resolver os diversos desafios que esta fase da vida traz-lhes, é necessário completar a assistência corrente com um acompanhamento personalizado.

2 - Valorize os talentos dessas senhoras. Isso pode representar um meio muito eficaz para ocupar o tempo e alegrar os momentos de solidão que podem surgir. Além disso, as encoraje a desenvolver ministérios frutíferos e de qualidade, especialmente na área da intercessão e do ensino. Muitas são as personagens bíblicas que na velhice receberam de Deus tarefas especificas, cujo exemplo de missão, ainda hoje, serve-nos como inspiração.

3 - Providencie os meios necessários para evitar o abandono desses talentos e estimular o seu desenvolvimento. Procure preservar ou recuperar tradições culturais, sociais e espirituais que estejam dentro dos padrões cristãos.

4 - Através deste ministério com a terceira idade, apoie e proporcione encontros com a participação das idosas, seus familiares e amigos, para motivar e intensificar a harmonia entre gerações. Por fim, você que é uma irmã de oração, ou que milita na área do ensino, ou quem sabe trabalha na cozinha de sua congregação de maneira voluntária. Ou mesmo a senhora, que está cansada, quem sabe desanimada e se sente sozinha. Não se isole do resto do mundo. Não conviva com a solidão jamais. Lembre-se ainda: Jamais deixe de sonhar. Quem sonha, está vivo e produz frutos que serão colhidos por gerações que ainda hão de vir. (por Marcelo Dutra, exclusivo para a Agência Soma)

Atualizada: Domingo, 20 Setembro 2015 22:18
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.