Bíblia de estudo Liderança Cristã

Um dos muitos acertos da edição brasileira da Bíblia da Liderança Cristã, com comentários de John C. Maxwell, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), é que, logo de início, no local da dedicatória (com espaço para o nome de quem oferece para quem e a data da entrega), o líder estudioso é desafiado com a apropriada citação do versículo bíblico que se encontra no evangelho de Mateus 5.16: "Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".


Outro destaque positivo é que, dentre as notas e artigos de John Maxwell disponíveis na Bíblia da Liderança, estão os célebres textos: "As 22 leis irrefutáveis da liderança" e "As 21 qualidades indispensáveis de um lider", que costumam frequentar listas de best sellers (mais vendidos) dos principais jornais do mundo, entre eles o The New York Times.

Embora seja útil para um melhor entendimento, inclusive facilitando a aplicação do ensino bíblico às várias áreas da vida atual, é sempre meio constrangedor para um cristão conservador ver o nome de um pastor famoso na capa da Bíblia, como que confundindo a autoria das suas notas e comentários com a autoria dos livros sagrados.


Mas percebe-se na primeira edição, a que temos, que a editora buscou suavizar este problema com uma diagramação discreta na capa, e obteve êxito. Na atual edição, no entanto, o nome do comentarista se destaca mais, embora nada comparado ao exagero personalista do título em inglês: "The Maxwell Leadership Bible" (as notas e artigos foram traduzidos e adaptados desta edição norte-americana).

Autor das notas e comentários: John Maxwell

John Calvin Maxwell é alguém que afirma que "dedicou sua vida a ensinar sobre liderança na igreja". Ele nasceu em 1947 nos Estados Unidos, é pastor e escreveu mais de 70 livros, morava em 2015 no sul da Flórida...

Para espalhar o que pensa sobre liderança, além dos livros, fez muitas palestras pelo mundo, concedeu entrevistas a grandes redes de televisão, tem programa de rádio, um portal e redes sociais na internet, todas com grande audiência. Tudo isso revela o grande interesse de cristãos neste assunto.

Maxwell jonh Lideranca crista ok2

Na introdução à Bíblia de Estudo, lançada no Brasil em 2007, Maxwell cita o pesquisador evangélico norte-americano George Barna. Leia em destaque um trecho desta citação:

"Nessa época de oportunidades sem precedentes e abundância de recursos, a igreja, na verdade, está perdendo influência. A primeira razão para isso é a falta de liderança firme", afirma Barna.

Maxwell esteve no Brasil em 2008 e fez aqui algumas palestras. Pesquis também o blog do autor destas notas e comentários da Bíblia da Liderança Cristã.

Princípios e fundamentos: Liderança cristã é para todos

O perigo de enfatizar-se o tema liderança cristã é favorecer uma minoria de aproveitadores mal-intencionados que pegam isto para dominar e manipular grandes grupos em seu benefício pessoal, como se fossem os únicos "iluminados" e "escolhidos".

Mas os princípios norteadores deste trabalho com as Escrituras Sagradas privilegia princípios que vão de forma completamente oposta a isto.

Na visão bíblica, segundo Maxwell, o que se quer é: Cada cristão, um líder em sua área de atuação. As notas e artigos destacam e estimulam o potencial de liderança de cada cristão/ã. Em outras palavras, a liderança é para todos, não apenas para um grupo seleto.

Liderança é influência; é ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5). A visão de John Maxwell, de forma bem resumida, é:

1. Em cada pessoa, há um potencial de liderança.
2. Liderança saudável é uma liderança servidora.
3. Todos podem aprender a ser um líder melhor.

Muitos buscam referências de conceitos de liderança no mundo dos negócios, na política, entre militares, artistas etc, mas o que fundamenta o trabalho aqui descrito é que a melhor fonte para aprender liderança é a Bíblia, o mais relevante Livro sobre o tema. O que Maxwell faz é tentar esquematizar e sistematizar os princípios de liderança ali contidos, buscando torná-los acessíveis por meio de estudos de casos, biografias, esboços e lições. 

A Bíblia da Liderança e seu projeto gráfico

biblia da lideranca crista capaA edição que recebemos da editora, a Sociedade Bíblica do Brasil, usa a Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada. O texto nas páginas é apresentado com muita elegância, em duas cores, com quadros reticulados e boa tipologia.

Sobre a encadernação, no meu caso específico, a capa de couro sintético verde e marrom, após cinco ou seis anos, estava se desfazendo na dobra para a lombada e ficando esbranquiçada na frente. E pode ser que isso tenha acontecido pelo local onde a Bíblia está guardada, com um pouco mais de calor e umidade.

A Lidere, que era ligada ao ministério de John Maxwell, é mencionada na página de créditos da Bíblia da Liderança, mas não se tem mais notícias da organização, que parece estar inativa.

Esta, que parece ser a melhor Bíblia sobre liderança cristã no Brasil, segue sendo distribuída com relativo sucesso até hoje pela SBB.

Dentre os auxílios para estudo bíblico anexados ao texto da Bíblia, também oferece plano de leitura da Bíblia em um ano, mapas coloridos, lista de referências bíblicas para ajudar em circunstâncias especiais, concordância por palavras e temas, seleção de textos bíblicos mais famosos e dicas de leituras bíblicas para dias especiais como dia das mães, dos pais, natal, ano novo, entre outros.

A parceria entre a organização ministerial liderada por Maxwell e a SBB fez um belo trabalho! E, acima de tudo, saiba de uma coisa: a Bíblia Liderança Cristã garante que "você é capaz de causar um impacto positivo no mundo em que vive".

E ainda: "Alcance seu potencial de liderança para a glória de Deus".

Atualizada: Quarta, 04 Outubro 2023 11:44
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.