banner biblia sagrada estudo bibllico 728x90

Grupos prioritários, estratégias e inspiração missionária

Turismo Religioso: o que é, conceitos, fundamentos

Você costuma viajar por motivos religiosos ou espirituais? Já foi ou gostaria de ir à Terra Santa, por exemplo? Conhece ou quer conhecer os caminhos da Reforma Protestante na Europa? Trabalha ou tem outro tipo de interesse no setor turístico e precisa saber mais sobre turismo religioso? Aqui você tem esclarecimentos sobre o significado deste segmento turístico, o conceito que o define, seus fundamentos.

Dia da Reforma Protestante 2017: Especial 500 anos

O segmento turístico alemão espera uma crescente presença de visitantes religiosos naquele país em 2017. A proximidade dos 500 anos da Reforma Protestante já causa movimentações em vários países, inclusive no Brasil. Na página que promove o turismo em terras germânicas na internet, já existe conteúdo especificamente relacionado ao evento de Lutero (culminando no dia 31 de outubro de 2017).

Perfil do turista no Brasil

Quem se interessa por turismo religioso está incluído no grupo maior de todos os tipos de turistas. No Brasil, há muitos turistas especificamente interessados em viagens religiosas, mas aqui vamos ver o contexto geral do perfil dos mais diversos grupos de viajantes em terras brasileiras.

Conhecer o perfil do turista no País é tarefa indispensável daqueles que buscam oportunidades diante do crescente número de pessoas que viajam, tanto dentro do país quanto dos que vêm de fora, para aproveitar nossas belezas naturais, cultura e cidades. Sem dúvidas, o aumento do número de turistas foi grande com os grandes eventos recentes (Copa 2014, Olimpíadas 2016, entre outros).

Turismo religioso representa 11% dos atrativos do Paraná e leva 9,5 milhões de visitantes a Aparecida anualmente

Visitada por 9,5 milhões de pessoas a cada ano, a cidade de Aparecida, a 177 quilômetros de São Paulo, é conhecida nacionalmente como destino turístico de peregrinos da fé católica. Foi o próprio secretário de Turismo da cidade, Diego Samahá, quem apresentou ao lado da representante da Secretaria de Turismo do Paraná, Caren Santos, no 5 Salão do Turismo de São Paulo, os números desse segmento turístico, em debate mediado pela coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima.

Pesquisa do MTur sobre a Intenção de viajar do brasileiro

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, em 2016, 21,4% dos brasileiros mantinham intenção de viagem (2015 eram 21,7%; em 2011 eram 33,7%. A maioria dos brasileiros que responderam que pretendem viajar nos próximos seis meses preferem os destinos nacionais.

Turismo e Direitos Humanos: ações integradas para o carnaval

Ações do Ministério do Turismo e das áreas de Direitos Humanos dos governos federal e estaduais se integram no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para o período de carnaval, por exemplo, o Ministério do Turismo apoia as ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões. Programa como o "Turismo Sustentável e Infância" (TSI) buscam atingir este objetivo.

Bíblia de estudo Liderança Cristã

Um dos muitos acertos da edição brasileira da Bíblia da Liderança Cristã, com comentários de John C. Maxwell, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), é que, logo de início, no local da dedicatória (com espaço para o nome de quem oferece para quem e a data da entrega), o líder estudioso é desafiado com a apropriada citação do versículo bíblico que se encontra no evangelho de Mateus 5.16: "Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".

Bill Hybels, pastor de megaigreja nos EUA, e seu evento global de liderança

O Summit é uma série de eventos, que geralmente acontece no Brasil em setembro/outubro, com palestras sobre liderança aplicada à obra das igrejas evangélicas. Várias cidades brasileiras organizam sessões de vídeos (gravação das palestras do evento daquele ano, realizada em Chicago, EUA). O fundador do movimento é o pastor Bill Hybels, que esteve no Brasil em 2013. Na ocasião, o pastor norte-americano falou ao vivo no Summit de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. O tema de suas palestras foi: "A coragem que a liderança requer". Em Fortaleza, ele chegou a conduzir uma sessão de coaching com 150 pastores.

Assinar este feed RSS

pergunta biblica estudo capa a capa w500