Como atender o chamado de Deus e ser bênção na cidade

Um cristão, ou uma cristã, aqueles comprometidos com a missão de Jesus, exposta na Bíblia, têm um chamado por Deus para abençoar vidas. Você quer ser uma bênção para o próximo que encontra no seu dia-a-dia na grande cidade? Conheça um pouco mais do que a Palavra de Deus ensina sobre missões urbanas.

Veja o que a Bíblia diz sobre a missões cristãs no contexto urbano

Na Bíblia, este chamado é feito por Jesus a todos os discípulos, sem exceção. Ele diz: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Evangelho de Marcos 16.15). E em Atos 1.8, a fonte de poder para o testemunho e a ordem de prioridades são estabelecidas: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".

Sobre o escopo da missão, Jesus nos orienta: "assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (Evangelho de João 20.17). Ou seja, os discípulos são chamados a abençoar vidas.

Veja alguns dos objetivos do Pai ao enviar Jesus nesta profecia de Isaías que, segundo os teólogos, aponta para o seu Servo que estaria por vir:

"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado" (Isaías 61:1-3).

Assim, os discípulos são chamados a cuidar de pessoas, oferecendo a elas a bênção maior da vida eterna, conscientes de que tal período começa aqui mesmo na terra, com o máximo possível de paz, saúde, alegria, felicidade, harmonia, e se estendendo para a vida no céu, após a morte, onde tudo se completa perfeitamente.

Os beneficiados pelas ações missionárias cristãs são, especialmente, aqueles da sua família e da sua igreja, os "domésticos da fé", mas também, e com a mesma intensidade, TODAS as pessoas, começando pelos que vivem no mesmo bairro e na mesma cidade que ele.

O âmbito da missão cristã na cidade

Para ser uma bênção na vida dos seus conterrâneos, especialmente num contexto urbano, deve-se levar em conta que a pregação do evangelho e o cuidado emocional são, de fato, indispensáveis, além de prioritários. Só que estas ações, como muitos já sabem, quando se fala de "abençoar vidas", são indissociáveis de outras, aquelas relacionadas a questões sociais e econômicas.

A exclusão social, a execução orçamentária na área, a eficácia dos gastos públicos, enfim, indicadores e temas como: expectativa de vida, renda, desemprego, educação, saúde, saneamento básico, habitação, entre outros, são fundamentais para uma pessoa e sua família serem felizes.

O cristão deve estar atento, entre outras questões, consideradas mais "espirituais" (embora não seja bem assim a distinção que se deva fazer), mas deve prestar atenção à proporção de pobres em relação à população total do seu bairro ou cidade, e ter uma atenção especial no cuidado destes, e mais ainda com os indigentes, grupo que infelizmente nem sempre é tão pequeno quanto se imagina.

Milhões de brasileiros ainda vivem hoje na miséria, com renda mensal inferior a R$ 80 por mês. Existe na sociedade brasileira grave concentração de renda, aparecendo o Sul e o Sudeste ricos e as regiões Norte e Nordeste com concentração de miséria e pobreza.

A Igreja deve estar atenta a estes números e exercer sua responsabilidade de fazer missões urbanas para superar tais desafios sociais, econômicos e espirituais.

Atualizada: Quarta, 18 Abril 2018 11:26

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.