Mobilidade urbana: o que a Igreja pode fazer e por quê?

O conceito de mobilidade nas cidades passa, obviamente, por aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais. Mas será que, para além do óbvio, os problemas e desafios relacionados ao tema passam também pela temática religiosa? Será que o povo de Deus no Brasil e em outros países também deve exigir das autoridades governamentais e legislativas as necessárias políticas de transporte público que resultem numa verdadeira e democrática mobilidade urbana? Seria isto parte do papel que os cristãos devem desempenhar na sociedade? Ou o que a igreja cristã tem que fazer é só realizar sua missão evangelística (no sentido básico)? Ou estas duas tarefas citadas não se misturam, nada tendo a ver uma com a outra, e deixemos questões da vida nas metrópoles para os livros de Geografia e as discussões políticas?

Mobilidade atual e família

Um bom começo para encontrar respostas para estas perguntas sobre o tema da circulação de pessoas e veículos pelas vias urbanas é refletir no seguinte: (1) a redução do tempo de viagem de um/a trabalhador/a entre sua casa e o local de trabalho é vital para a família e a igreja. Afinal você passa a ter mais tempo para estar com seus amados/as. (2) Rapidez e segurança no deslocamento para levar o filho à escola deve ser motivo de oração para qualquer pai, mãe ou os avós. (3) Sem falar no grande benefício de haver menos consumo energético e impacto ambiental se as coisas funcionarem melhor nos transportes. (4) Engarrafamentos e ônibus e trens lotados nas cidades causam discussões agressivas entre motoristas e passageiros, chegando até à violência física, e isso rouba a paz e a alegria de milhões de pessoas.

Por definição, mobilidade é o que se tem quando as políticas públicas afetam o sistema de transportes de tal maneira que as pessoas podem circular pelo espaço urbano com mais facilidade, rapidez e qualidade. Quando as ações de governo (planos, metas etc) em relação ao tema são criteriosas, bem fundamentadas e efetivamente executadas, o que resulta, na prática, em acesso amplo, livre, democrático e ecologicamente sustentável da população ao seu direito de ir e vir. 

O significado dessa expressão tem a ver também com a necessidade de dar muito mais prioridade ao transporte coletivo (é preciso reduzir o número de automóveis nas ruas) e ao não motorizado (incentivo ao uso de bicicletas). A bênção da mobilidade urbana é o contrário do caos cotidiano enfrentado pelas pessoas nos ônibus, trens, ruas, túneis e avenidas das grandes cidades contemporâneas, especialmente na América Latina, Ásia e África.

Vida com menos tempo perdido no trânsito

Em outras palavras, este tema afeta a vida das pessoas para o bem ou para o mal. E, sendo dessa forma, também é certo dizer que esta demanda e conscientização/mobilização está incluída na missão da igreja de ajudar pessoas a viverem melhor hoje, acrescentando a isto a eternidade.

Ou seja, como a missão da igreja também trata do hoje na medida do possível, não pode esquecer de como a má qualidade dos transportes públicos e os grandes engarrafamentos na cidade afetam a qualidade emocional de vida das pessoas, individualmente, e de todos os integrantes das famílias, principalmente as crianças que esperam o retorno de um pai ou mãe que passa o dia longe.

A Igreja é agente de Cristo na cidade para favorecer uma vida de paz e equilíbrio interior dos indivíduos, e a manutenção dos recursos naturais da Criação.

Transporte coletivo de qualidade e uso de bicicletas

Há muitas maneiras de um cristão participar e se envolver nesta questão. Ele pode, por exemplo, não se omitir de oferecer boas sugestões para o poder público em espaço adequado que trate do tema. E é sempre bom ter os contatos das autoridades, seja por telefone, twitter, facebook ou outro qualquer para apresentar as ideias e também as críticas e denúncias.

Outra maneira é o ensino no locais de reunião, nas pregações e diálogos durante os estudos bíblicos em pequenos grupos, da defesa e incentivo aos membros da comunidade cristã para que dêem prioridade ao transporte coletivo nas grandes distâncias, e a andar mais à pé ou usar bicicletas nos trajetos menores. Mais saúde, menos poluição, menos engarrafamentos, mais vida social são apenas algumas vantagens de tal atitude.

Mobilidade urbana: direito, conceito, resutados

Você, cristão, que acabou de perceber estas possibilidades, não deixe de trocar informações. Participe ativamente dos fóruns de discussão sobre mobilidade urbana e dê seu testemunho. Esteja atento à qualidade do transporte coletivo, dos meios alternativos, da acessibilidade, do trânsito, enfim, de tudo que diz respeito à qualidade de vida das pessoas que se movem de um lado para o outro na sua cidade.

Mobilidade é assunto de elevada importância no contexto urbano. Procure estar atualizado nestas questões e busque fontes de novas ideias e práticas para uma convivência mais harmônica e inclusiva no espaço das cidades.

A realização de debates sobre o tema dos transportes e a busca da conscientização do direito à mobilidade urbana é outra forma de começar a agir na direção de vencer este desafio com novos modelos viários e inovação em termos de escolha do tipo de veículo utilizado para uma pessoa acessar o destino geográfico que almeja.

Mídia

Prioridade para o transporte coletivo e/ou não-motorizado!
Atualizada: Segunda, 26 Setembro 2016 07:53

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.