Dependentes químicos: "A recuperação se dá de mãos dadas"

O Seminário sobre Dependência Química, encontro realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que aconteceu em 31 de agosto pelo quinto ano consecutivo, em parceria com as Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) no Centro de Eventos de Barueri – MuBi, em Barueri (SP), tendo como tema "A recuperação se dá de mãos dadas", ganhará edições em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ainda este ano. A relevância da iniciativa levou à decisão de replicar o evento em outras cidades brasileiras, sempre com o objetivo de contribuir para reverter uma preocupante estatística: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, no Brasil, 3% da população sejam dependentes químicos, ou seja, 6 milhões de brasileiros.

O secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, que, em Barueri, apresentou a palestra "A Bíblia e a Família", ressalta que "no processo de recuperação, é fundamental que os familiares da pessoa com dependência química estejam envolvidos. Para que isso ocorra, a família necessita de apoio, orientação e esperança. Neste aspecto, a Bíblia e a sua mensagem se configuram em uma ferramenta essencial, tanto para a pessoa em recuperação quanto àqueles que estão ao seu lado".

Outra palestra, "Entendendo a Família no Processo Terapêutico", foi ministrada por Silze Morgado, coordenadora do Centro para Tratamento de Dependência Química Vila Serena. O programa também teve apresentação do Coral Nova Visão, do Instituto Benemérito Angelina Salvatore (Ibasa), encenação teatral da Trupe Rodapé, apresentação das Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER) e exibição do vídeo "Bíblia Despertar".

Participaram dirigentes de comunidades terapêuticas e seus internos, representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos e igrejas, além de profissionais da área e interessados no assunto. Estes segmentos terão mais quatro oportunidades de participar do seminário em 2012.

EM TEMPO: Participe de um projeto de apoio à recuperação de dependentes químicos. Leia: Aliança com a Vida: assistência ao preso dependente químico.

Atualizada: Segunda, 06 Agosto 2012 11:47

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.