Vestibular: momento de demonstrar amor

O vestibular é um período de decisões e, normalmente, de tensão na vida do adolescente. Pressões sociais e familiares são sentidas intensamente pelo estudante. Por isso também pode ser um momento de demonstrar amor e de encorajamento por parte de igrejas e ministérios de jovens.

Se você trabalha com estudantes e adolescentes, fique atento às datas e informações sobre vestibular nas universidades de seu estado. Em São Paulo, as entidades divulgaram um calendário unificado. Veja a seguir a agenda e confira sugestões de atividades e acompanhamento dos candidatos.

A divulgação do calendário unificado de vestibulares pelas universidades públicas e católicas de São Paulo (veja abaixo) facilita a vida do estudante e de quem está interessado em ajudar o jovem nesta fase. O líder de jovens evangélicos universitários, Reinaldo Percinoto, da Aliança Bíblica Universitária (ABU), analisa que o estudante sofre pressões sociais, familiares e pessoais. “É como se o resultado do vestibular fosse um atestado da sua capacidade pessoal e do seu valor social”, afirma.

Para ele, no entanto, esta fase pode ser encarada com mais leveza e é importante o jovem ter em mente que sua realização não depende da formação acadêmica e muito menos desta prova. “A identidade e vocação devem estar centralizadas em Deus, e isso é libertador”, completa Percinoto. Este tipo de orientação - que envolve reflexões sobre vocação e escolha profissional, confiança em Deus e percepção dos valores que envolvem o vestibular - podem ser dadas por membros da igreja, pastores e líderes locais da juventude. Além disso, há atividades específicas que podem ser realizadas nos dias da prova. Percinoto cita como exemplo um grupo de jovens cristãos universitários de Juiz de Fora que, com apoio de uma igreja local, oferecem café da manhã em todos os dias do vestibular. Eles aproveitam este espaço para conversar e orar pelos vestibulandos. Além disso, o grupo providencia o transporte para cada estudante até o local da prova.

“É uma iniciativa relativamente simples, mas muito marcante para cada vestibulando, que tem a oportunidade de ouvir e "sentir" um pouco do amor e cuidado de Deus pela sua vida”, avalia. A divulgação das datas das provas paulistas pode ajudar igrejas e grupos de jovens a pautarem atividades de auxílio aos candidatos. Em outras regiões, vale a pena também consultar os sites das principais universidades.

Calendário unificado de São Paulo: Fuvest A prova está marcada para 23 de novembro. O pagamento da taxa deve ser realizado entre 4 de agosto e 10 de setembro e as inscrições nos dias 7 a 14 de outubro. A segunda fase acontece de 4 a 8 de janeiro e a lista de aprovados sai em 4 de fevereiro. Unicamp A inscrição vai de 14 de agosto a 7 de outubro. A prova da fase será no dia 16 de novembro e o resultado sai no dia 17 de dezembro. De 11 a 14 de janeiro serão os exames da segunda fase. A lista de aprovados sai no dia 5 de fevereiro. ITA A inscrição deverá ser feita entre os dias 1 de agosto e 15 de setembro e as provas serão realizadas de 9 a 12 de dezembro. A lista de aprovados sai no dia 30 de dezembro. Unesp A inscrição vai de 22 de setembro a 10 de outubro. Os exames serão feitos de 14 a 16 de dezembro e as provas específicas de 4 a 9 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro. Unifesp As inscrições acontecem entre 22 de setembro e 10 de outubro e as provas da fase, nos dias 17 e 18 de dezembro. Provas específicas estão marcadas para 19 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro. UFSCar As inscrições vão de 22 de setembro a 17 de outubro. As provas são entre 10 e 12 de dezembro e provas específicas estão marcadas para 18 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada no dia 3 de fevereiro. UFABC As inscrições serão feitas entre 1 de agosto e 19 de setembro. As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 19 de outubro e provas específicas nos dias 6 e 7 de dezembro. A lista de aprovados sai no dia 16 de janeiro. PUC-SP As inscrições deverão ser feitas de 13 de outubro a 14 de novembro. As provas da primeira fase serão no dia 30 de novembro e a chamada de aprovados será no dia 19 de dezembro. PUC-Campinas As inscrições estarão abertas de 11 de setembro a 29 de outubro. As provas acontecem nos dias 28 e 29 de novembro e as provas específicas serão aplicadas em 22 de novembro.

O calendário unificado de instituições públicas estaduais e federais e das universidades católicas paulistas ainda traz outras informações úteis para quem atua em ministérios com adolescentes em fase de vestibular. Por exemplo, informa que o candidato pode realizar diversas provas no mesmo ano. Outro ponto é que o valor das taxas de inscrição fica em torno de R$ 100,00 cada e é possível conseguir isenção dessa taxa, mediante critérios específicos de cada universidade. Por isso, é importante buscar informações nas instituições de interesse dos jovens.

Atualizada: Terça, 29 Julho 2014 13:45
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.