O ranking das escolas confessionais, segundo o Enem

Quando consideradas apenas as escolas confessionais na lista do ranking de unidades educacionais avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível perceber uma nítida superioridade das escolas católicas sobre as protestantes.

Dos 10 melhores colégios do Enem 2008, 4 têm nomes de santos católicos: São Bento (Rio de Janeiro, primeiro lugar, com nota 80,58), Santo Agostinho (Belo Horizonte, quarto lugar, 76,43), Santo Inácio (Rio de Janeiro, sétimo, 76,09) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 9º lugar, com nota 75,97). Quem vai até o 21º lugar (numa lista com os 1.917 melhores colégios, 10% do total) também não encontra nenhuma escola protestante, mas estão lá: Santo Inácio novamente (Rio de Janeiro, 75,92), Instituto Dom Barreto (Teresina, 75,5) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 74,71, e Belo Horizonte, 74,62).

A melhor escola confessional protestante é o Colégio Sinodal, sediado em São Leopoldo, RS, e ligado à Rede de mesmo nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

A unidade ficou na posição 71 do ranking, com nota 71,63, atrás de mais de uma dezena de instituições católicas, mas à frente do tradicional Colégio Marista São José, do Rio de Janeiro, que teve nota 71,46, e ficou na posição 75. A Rede Sinodal é a que tem o maior número das escolas protestantes com melhor desempenho no Enem. O primeiro colégio presbiteriano a aparecer no ranking é o Instituto Presbiteriano Gammon, de Lavras, MG, com nota 67,82 e na posição 345.

O batista melhor posicionado está na posição 356: é o Colégio Batista Brasileiro, de Salvador, BA, com nota 67,71. E o Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, MG, é o primeiro desta denominação, com nota 65,27, na posição 749.

Os dados acima foram retirados da lista organizada pelo jornal Folha de São Paulo, facilitando a análise do ranking, com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação no final de abril. A Folha “usou a média entre a prova objetiva e a redação, com a simulação de que todos os alunos do colégio tenham feito o Enem, que é optativo”.

Veja o ranking das escolas do país no Enem, segundo análise do jornal Folha de São Paulo. Confira a planilha completa divulgada pelo Ministério da Educação.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:21

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.