O bebê é surdo, e agora?

Para promover reflexão e auxiliar pais, pacientes e educadores envolvidos em temáticas como surdez na infância, implante coclear (equipamento eletrônico que substitui as funções auditivas em pessoas que têm surdez), e a atuação do fonoaudiólogo, da família e da escola com a criança surda, acontece dia 26 de setembro (2009), no Rio de Janeiro, um Simpósio de Perda Auditiva e Implante Coclear.

Com entrada franca, o evento é organizado pelo Centro de Reabilitação Integrado da Fala, Audição e Linguagem (CRIFAL), Central Brasileira de Implante Coclear e Otorrino Barra. Além da família e da escola, o público-alvo inclui profissionais e estudantes de fonoaudiologia. Segundo uma das organizadoras, Juliana Prass Lemes, especialista em linguagem e mestre em fonoaudiologia da Crifal, o objetivo do evento é esclarecer dúvidas "sobre as consequências da surdez e informar sobre o implante coclear, além de fornecer dicas de como a família e a escola podem atuar com estas crianças".

Juliana e Valderez Prass Lemes, especialista em audiologia e linguagem, falarão sobre "(Re)habilitação auditiva em pacientes implantados: crianças, jovens e adultos".

Outras atividades incluem: a palestra "O bebê é surdo, e agora? O impacto do diagnóstico, a surdez e suas consequências, recursos tecnológicos disponíveis" (por Anna Maria Smith Vasconcellos), a mesa redonda "Importância da parceria entre família e escola no atendimento com a criança usuária de implante coclear" (com as fonoaudiólogas Mônica Campelo, Valéria Martello e Juliana Prass Lemes) e o ciclo de depoimentos de pais e usuários de implante coclear (coordenado pela fonoaudióloga Valderez Prass Lemes).

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2227-4063 ou pelo e-mail. II Simpósio de Perda Auditiva e Implante Coclear DATA: 26 de setembro (sábado) HORÁRIO: 8:30h às 12:30h (profissionais) e 14:00h às 18:00h (profissionais, pais, pacientes e educadores) LOCAL: Av. Pasteur, 250. Urca Salão Moniz Aragão Fórum de Ciências e Cultura da UFRJ.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:55

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.