Ministério, desafios e possibilidades: uma reflexão nas cartas paulinas

Edificante até na ementa, descrição resumida das ideias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina, e que reproduzimos a seguir, o curso à distância "Ministério, desafios e possibilidades: uma reflexão nas cartas paulinas" oferecido pelo Centro Metodista de Ensino e Treinamento (Cemetre, Maringá-PR), já em andamento, traz boa orientação para líderes cristãos.

O curso é ministrado pelo professor Paulo Roberto Garcia, coordenador do curso de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, em plataforma Moodle. O Cemetre integra a Sexta Região Eclesiástica da Igreja Metodista, região administrativa que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina.

Leia e reflita sobre o conteúdo da ementa do curso.

MINISTÉRIO DESAFIOS E OPORTUNIDADES: UMA REFLEXÃO NAS CARTAS PAULINAS

VISÃO DE CONJUNTO Paulo Roberto Garcia Ao final desse curso é necessário construirmos uma visão de conjunto sobre os desafios e oportunidades para o exercício do ministério pastoral, que uma reflexão nas cartas de Paulo nos oferece. Para isso, vamos iniciar fazendo os destaques de cada lição.

Lição 01: O mundo paulino – lugar da missão Na primeira lição nós buscamos localizar o ministério de Paulo no contexto do mundo mediterrâneo. Ao fazermos isso percebemos que o mundo da ação ministerial de Paulo era um lugar de grandes conflitos e de enormes necessidades pastorais. Pudemos perceber que a prática pastoral acontece em um contexto dado. Paulo soube interpretar e compreender o mundo em que ele vivia e pautou sua ação a partir dessa compreensão.

Lição 02: Os escritos paulinos – ação pastoral em favor da comunidade Na segunda lição enfatizamos a ação pastoral de Paulo na busca de atender as necessidades das comunidades. Para isso, observamos as propostas literárias de estudo das cartas paulinas. Ao assumir a proposta de que boa parte das cartas é composta de pequenos bilhetes pastorais, percebemos, em primeiro lugar, de que modo Paulo se preocupava em atender com muita presteza as necessidades que as comunidades apresentavam e, em segundo lugar, como que ao buscar solucionar os problemas pastorais e orientar as comunidades, Paulo valoriza o amor, o perdão e se esvazia de seus interesses em favor das comunidades.

Lição 3: O Sofrimento e a Missão - Reflexões a partir de 2Co 10-13 Na terceira lição enfocamos o sofrimento físico, ministerial e pessoal que o apóstolo teve de suportar. O objetivo foi entender que o sofrimento é parte integrante da vida pastoral. Ele esteve presente, e muito, no ministério de Paulo. O que pudemos perceber é que Paulo entende que o sofrimento e as agressões sofridas durante o ministério eram uma continuidade da missão e dos sofrimentos do próprio Cristo.

Lição 4: Vocação: desafios e oportunidades - Reflexões a partir de Romanos 8.18-25 Finalmente, terminamos refletindo, a partir da perícope de Romanos, sobre os desafios – a abrangência da ação ministerial – e as tentações – de colocar os interesses pessoais acima do chamado ministerial.

Nessa visão de conjunto, percebemos que a prática pastoral se insere em um contexto que é determinante para as ações pastorais. Essa prática deve levar em conta a urgência das ações em favor da superação das dificuldades e orientação da comunidade.

Finalmente, somos desafiados e ter a comunidade e a sua edificação como o foco da ação pastoral, fugindo das tentações e assumindo a abrangência da missão. A vocação pastoral é dádiva de Deus! A capacitação para vivê-la no dia-a-dia é partilhada entre a presença do Espírito Santo em nossa vida e o nosso constante exercício de discernimento e de formação continuada para estar sempre pronto para viver a vocação.

Mais informações sobre o curso na página do Cemetre na Internet.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:53
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.