Uma explicação neurocientífica para as experiências religiosas, espirituais e místicas

O materialismo científico afirma que a mente humana é meramente o resultado de inúmeras atividades cerebrais. Segundo essa teoria, tudo o que vivenciamos é perfeitamente explicável por causas materiais e o mundo físico é a única realidade possível. No entanto, para o neurocientista Mario Beauregard, Ph.D., e a jornalista especializada em fé e ciência Denyse O´Leary, as experiências espirituais estão muito além das explicações materialistas. Em "O cérebro espiritual", os autores refutam as respostas da ciência tradicional, que considera essas ocorrências meros delírios. Além de defender a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, Beauregard e O´Leary explicam como nossos neurônios atuam durante esse tipo de experiência. "O cérebro espiritual" da Editora BestSeller é nossa dica de livro.

Segundo a Publishers Weekly, o livro é "uma crítica arrebatadora à tendência da mídia em limitar a experiência religiosa a um artefato cerebral, patologia ou peculiaridade evolucionária... é uma brilhante introdução a um campo em que, inevitavelmente, misturam-se neurociência, filosofia e guerras culturais". Baseado em um estudo com freiras carmelitas, Beauregard defende a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, e explica como os neurônios atuam durante esse processo. Os autores analisam os recentes esforços para localizar um "gene de Deus" em alguns de nós - uma tentativa de reduzir as práticas espirituais a fenômenos materiais - e mostram como o desenvolvimento do cérebro humano o tornou propenso a atestar a verdade religiosa. Como explicar a fé, a ação da mente sobre a matéria, a intuição, as experiências de quase-morte e as premonições? Ao refutar as respostas da ciência tradicional, O cérebro espiritual desvenda as verdadeiras origens de todos esses mistérios. O trabalho pioneiro de Mario Beauregard, Ph.D. sobre a neurobiologia da experiência mística realizado na Université de Montréal teve grande destaque na mídia internacional. Ele também participou de pesquisas na University of Texas e no Montreal Neurological Institute da McGill University. Atualmente vive em Montréal, no Canadá. Denyse O´Leary é jornalista e blogueira. Especializou-se em fé e questões de ciência. É autora de Faith@Science e By Design or by Chance?, além de escrever para The Toronto Star, The Globe & Mail e Canadian Living. Ela mora em Toronto, no Canadá. O cérebro espiritual - Uma explicação neurocientifica para a existência da alma (THE SPIRITUAL BRAIN). Mario Beauregard e Denyse O´Leary. Tradução de Alda Porto. 476 páginas / 16x23 cm / R$ 49,90 Grupo Editorial Record / Editora BestSeller. Fonte: Record/Editora BestSeller

Atualizada: Quinta, 26 Junho 2014 05:47
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.