Uma explicação neurocientífica para as experiências religiosas, espirituais e místicas

O materialismo científico afirma que a mente humana é meramente o resultado de inúmeras atividades cerebrais. Segundo essa teoria, tudo o que vivenciamos é perfeitamente explicável por causas materiais e o mundo físico é a única realidade possível. No entanto, para o neurocientista Mario Beauregard, Ph.D., e a jornalista especializada em fé e ciência Denyse O´Leary, as experiências espirituais estão muito além das explicações materialistas. Em "O cérebro espiritual", os autores refutam as respostas da ciência tradicional, que considera essas ocorrências meros delírios. Além de defender a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, Beauregard e O´Leary explicam como nossos neurônios atuam durante esse tipo de experiência. "O cérebro espiritual" da Editora BestSeller é nossa dica de livro.

Segundo a Publishers Weekly, o livro é "uma crítica arrebatadora à tendência da mídia em limitar a experiência religiosa a um artefato cerebral, patologia ou peculiaridade evolucionária... é uma brilhante introdução a um campo em que, inevitavelmente, misturam-se neurociência, filosofia e guerras culturais". Baseado em um estudo com freiras carmelitas, Beauregard defende a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, e explica como os neurônios atuam durante esse processo. Os autores analisam os recentes esforços para localizar um "gene de Deus" em alguns de nós - uma tentativa de reduzir as práticas espirituais a fenômenos materiais - e mostram como o desenvolvimento do cérebro humano o tornou propenso a atestar a verdade religiosa. Como explicar a fé, a ação da mente sobre a matéria, a intuição, as experiências de quase-morte e as premonições? Ao refutar as respostas da ciência tradicional, O cérebro espiritual desvenda as verdadeiras origens de todos esses mistérios. O trabalho pioneiro de Mario Beauregard, Ph.D. sobre a neurobiologia da experiência mística realizado na Université de Montréal teve grande destaque na mídia internacional. Ele também participou de pesquisas na University of Texas e no Montreal Neurological Institute da McGill University. Atualmente vive em Montréal, no Canadá. Denyse O´Leary é jornalista e blogueira. Especializou-se em fé e questões de ciência. É autora de Faith@Science e By Design or by Chance?, além de escrever para The Toronto Star, The Globe & Mail e Canadian Living. Ela mora em Toronto, no Canadá. O cérebro espiritual - Uma explicação neurocientifica para a existência da alma (THE SPIRITUAL BRAIN). Mario Beauregard e Denyse O´Leary. Tradução de Alda Porto. 476 páginas / 16x23 cm / R$ 49,90 Grupo Editorial Record / Editora BestSeller. Fonte: Record/Editora BestSeller

Atualizada: Quinta, 26 Junho 2014 05:47

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.