nova chance de vencer - como definir metas que funcionam

Comunicação e Evangelização

A evangelização eficaz é uma consequência não apenas de qualidade da comunicação, clareza da mensagem, boa escolha do canal e conhecimento do receptor, mas também de um bom nível de relacionamento interpessoal e bom testemunho do emissor. Isso tudo, sem esquecer da importância de conseguir obter e considerar atentamente o retorno devido, atribuindo a ele a importância que realmente tem. Para ajudar nesta jornada em busca de êxito no evangelismo, seguem algumas passagens bíblicas sobre o tema. Que sirvam para motivar e orientar quem quer comunicar e evangelizar bem, especialmente num mundo digital, polarizado e crescentemente desafiador.

A seguir, algumas referências bíblicas e comentários sobre como as técnicas de comunicação já eram usadas desde o princípio de tudo (relacionadas pelo profissional de Relações Públicas, Claudio Giolito, em artigo super-inovador para a Revista Soma naquela época, há mais de 20 anos!):

1) Deus triúno... E Deus criou o homem e a mulher (Gn 1:27 e 2:20-22), estabelecendo o diálogo, base da comunicação (emissor e receptor, mesma linguagem) . “Criou Deus pois o Homem à sua imagem... E a costela que o Senhor tomou do Homem, transformou-a numa mulher.”

2) Noé e o dilúvio (Gn 6:13) – Como forma de comunicar sua insatisfação, Deus enviou o dilúvio. “Então disse Deus a Noé...” O arco-íris foi um meio de comunicar que Deus jamais voltaria a assolar a terra com água... (Gn 9:12-17). “Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança... Porei nas nuvens o meu arco...O arco estará nas nuvens, vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna...”

3) Deus dividiu as civilizações, criou as nações e dificultou a comunicação entre os povos que queriam igualar-se a Ele na Torre de Babel. (Gn 11) “Ora, na terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar... O Senhor disse: Eis que o povo é um, com a mesma linguagem, agora não haverá mais restrições para tudo que intentam fazer...Vinde, desçamos e confundamos ali, a sua linguagem, para que não entenda um a linguagem do outro...”

4) Deus fala direto a Abraão (Gn 12). “ ... Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação...”

5) Deus, Moisés e a sarça ardente (Ex 3). “Apareceu um anjo do senhor numa chama de fogo, no meio duma sarça...”

6) Um sinal de força. Moisés fala a faraó sobre as pragas do Egito (Ex 7,8,9,10,11,12).

7) Deus cria a primeira mensagem escrita – o primeiro código de ética – Os dez mandamentos (Ex 20).

8) O tabernáculo é a primeira possibilidade de contato constante com Deus. O propiciatório (Ex 25:17-22). “Ali, virei a ti e de cima do propiciatório, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar...”

9) Deus usa os profetas para transmitir suas mensagens ao povo – os porta-vozes, os Relações Públicas: Josué, Samuel, Esdras, Neemias, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

10) O primeiro Out-door – “ ... Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo (Habacuque 2.2).

11) A vinda de Jesus Cristo – O Comunicador, o Relações Públicas do Pai, o grande Porta-Voz.

12) O primeiro seminário – “...Três dias depois, o acharam (Jesus) no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os...” (Lucas 2:46).

13) A Comunicação das Boas Novas através de símbolos. Exemplos: as curas e as parábolas.

14) Palestras: O sermão do Monte (Mateus 5) – Jesus reúne uma multidão para falar sobre as boas novas.

15) A utilização de recursos alternativos – Palestras : “...e viu dois barcos juntos à praia do lago, entrando em um dos barcos e pediu-lhes que o afastasse... e, assentando-se ensinava do barco as multidões” (Lucas 5.2,3).

16) A primeira Recepção – Jesus come com os pecadores: “Então ofereceu Levi um banquete em sua casa, e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa...” (Lucas 5.29).

17) O primeiro ato de Recrutamento e Seleção – “A escolha dos doze apóstolos” (Lucas 6.12-16) – Jesus demonstra método e critério.

18) O Planejamento Estratégico – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...” (Marcos 16.15). “O Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde estava para ir... Eis que os envio como cordeiros para o meio dos lobos... Quando entrardes numa cidade, ali vos receberem... Quando porém entrardes numa cidade e não vos receberem, pelas ruas clamai” (Lucas 10).

19) Os Debates – “Logo que amanheceu, reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas e o conduziram (a Jesus) ao Sinédrio, onde disseram: Se tu és o Cristo, dize-nos. Então Jesus lhe respondeu: Se vo-lo disser, não acreditareis; também, se vos perguntar, de nenhum modo me respondereis...” (Lucas 22.66-71).

20) O plano de ação posto em prática – Atos dos Apóstolos.

21) A mídia escrita – o primeiro veículo de comunicação de massa da época: as cartas (epístolas) de Paulo.

22) O grande Manual de Procedimentos internos, as diretrizes, o código de ética – A Bíblia Sagrada.

Naquela ocasião, 2001, Giolito já dizia, com propriedade quase profética, tendo em vista o que aconteceu nos últimos anos na área de Comunicação e Mídias Digitais envolvendo o povo de Deus, as igrejas evangélicas e outras organizações cristãs:

"A Igreja moderna deve seguir o exemplo de Jesus Cristo e procurar todas as possibilidades de divulgar as Boas Novas. Não dá mais para manter uma postura conservadora. Jesus não agia assim. Não podemos resistir às novas técnicas de comunicação. O fato é que, se elas são utilizadas de forma errada por pessoas inescrupulosas, não significa que são instrumentos reprováveis...

"Temos a missão de divulgar o Evangelho. O mundo mudou, a população cresceu, as distâncias aumentaram. Se não usarmos os meios de comunicação de forma eficaz, o outro lado usará. Vamos quebrar as barreiras, pensando em como Jesus Cristo agiria frente a possibilidade de usar, por exemplo, a Internet para divulgar sua Palavra. Mãos à obra, o mundo precisa receber as Boas Novas de forma rápida!".

Atualizada: Segunda, 27 Fevereiro 2023 11:21
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.