Dicas de alimentação saudável para cantinas que atendem crianças

Para incentivar as escolas particulares a oferecerem lanches menos calóricos e mais saudáveis aos alunos, o Ministério da Saúde recomenda a leitura do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável. O manual traz orientações às instituições sobre substituição de alimentos fritos por assados, e de industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes.

Os maus hábitos alimentares dos estudantes brasileiros podem ser constatados em várias pesquisas (por exemplo, nos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense). A avaliação apontou que apenas um terço dos alunos matriculados no ensino fundamental da rede privada consome frutas e hortaliças em cinco dias ou mais na semana. Já refrigerantes e frituras fazem parte da rotina alimentar de 40% dos alunos.

Saúde nas cantinas escolares

Segundo outra investigação - Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, cerca de 35% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

O manual é de 2011 e foi fruto da cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), que tem cerca de 18 mil escolas associadas.

Veja a íntegra do Manual das Cantinas saudáveis.

Atualizada: Sexta, 04 Mai 2018 09:44

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.