Turismo e Direitos Humanos: ações integradas para o carnaval

Ações do Ministério do Turismo e das áreas de Direitos Humanos dos governos federal e estaduais se integram no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para o período de carnaval, por exemplo, o Ministério do Turismo apoia as ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões. Programa como o "Turismo Sustentável e Infância" (TSI) buscam atingir este objetivo.

Programas de governo como o TSI buscam a prevenção da exploração sexual e o incentivo às denúncias pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos.

A média diária de denúncias cresce a cada ano, com centenas de atendimentos. Ao longo do tempo, o programa vem formando multiplicadores nas 27 unidades da federação. São pessoas que integram as comunidades e passam a atuar de forma incisiva pela prevenção da violência sexual.

Outra parceria exemplar foi com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Mais de 480 profissionais da cadeia turística foram capacitados para atuar na prevenção dos casos de exploração durante os grandes eventos que aconteceram no Brasil e posteriormente.

MTur e CET/UnB também coordenaram a campanha "Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes", que mobilizou empresários e entidades públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também em João Pessoa (PB). As ações se estenderam até a véspera do carnaval. Redes hoteleiras, como a Accor, aderiram ao projeto.

A campanha também avançou pela Internet. Perfis em várias redes sociais passam informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

Atualizada: Sábado, 28 Outubro 2017 12:00

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.